Músicas de sucesso e parcerias marcantes, assim foram os anos de 70 e 80 para David Bowie

Durante as décadas de 1970 e 1980 David Bowie passou pela sua fase de maior sucesso. Mario De Vivo fala sobre suas músicas e colaborações que marcaram essa época

 04/04/2021 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

Na edição desta semana do História do Rock, Mario De Vivo fala sobre a carreira de David Bowie durante a segunda metade da década de 1970 e a primeira metade da década de 1980. Nesse mergulho sobre a carreira de Bowie, De Vivo fala sobre suas personas da época, colaborações musicais e alguns dos seus sucessos. 

A primeira música do período é Golden Years do álbum Station to Station, ela sai um pouco do costume de Bowie ao ter “uma pegada mais pop e sem nenhuma ideologia política aparente”.

Ao se mudar para a Alemanha em 1976 David Bowie fez uma parceria com Brian Eno, colaboração que rendeu três álbuns. Para De Vivo, as músicas Heroes e Boys Keep Swinging são canções que ajudam a entender de que forma as personas de Bowie influenciaram sua música. Após esse período, já nos anos 80, Bowie se junta à banda Queen para uma das parcerias de maior sucesso da sua carreira e surge então Under Pressure.

O programa se encerra com duas músicas, Modern Love, de 1983, e Absolute Begginers, de 1986, sendo a segunda trilha sonora de um filme com o mesmo nome. O filme não teve muito sucesso, mas a música foi um dos grandes sucessos de Bowie. Na edição da próxima semana do História do Rock, Mario De Vivo faz um passeio breve nos anos 90, mas com foco maior nas produções de Bowie no século 21.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.