Pesquisas realizadas nas universidades são fundamentais para o Brasil

Renato Janine comenta fala do vice-presidente Hamilton Mourão, quando disse que muitos alunos das universidades federais poderiam pagar pelo curso e posteriormente não devolvem nada ao País

02/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, a coluna Ética e Política traz Renato Janine Ribeiro comentando uma fala do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que afirmou ser “um paradoxo” no Brasil o atendimento educacional nas universidades federais: há “gente que poderia pagar os seus custos [e está] recebendo um ensino de graça, posteriormente não devolvendo nada para o País”.

Janine é categórico ao afirmar que Mourão está errado e lembra que as pesquisas realizadas em universidades públicas trazem grandes ganhos à sociedade. Uma dessas contribuições veio da pesquisadora Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner. De origem checa, Johanna atuou como cientista no Brasil e revolucionou a agricultura ao descobrir uma forma de incorporar nitrogênio ao solo. Janine conta que tomou conhecimento desse fato nos anos 2000 e, na época, a descoberta já havia trazido uma economia de mais de US$ 1 bilhão ao Brasil. “Esse valor cobre o orçamento de muitas universidades federais.”

Outra contribuição das universidades públicas é a formação de recursos humanos – professores e profissionais. São elas que formam o que há de melhor na sociedade na área médica, na engenharia e em outras áreas.

Sobre a cobrança das mensalidades, o colunista diz que já estudou o tema a fundo e que, em tese, isso até poderia ser feito. Entretanto, seria preciso verificar se o aluno tem, de fato, condições de pagar, o que exigiria uma certa burocracia, no sentido de analisar a renda e verificar se a pessoa se banca sozinha ou se precisa da ajuda dos pais. Além disso, o colunista alerta que, em alguns cursos, se houvesse cobrança, haveria uma possibilidade de não existir mais alunos para eles.

Porém, Janine destaca que há necessidade de se discutir algumas questões ligadas às universidades públicas, como os currículos e a responsabilidade social. “Mas isso é um outro assunto, em que o vice-presidente nem tocou, e do qual, pelo visto, ele não tem um grande conhecimento”, finaliza.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.