O que Xilomóvel, Grafatório e Indiebookday têm em comum?

É tudo coisa de artista, responde a professora Marisa Midori, acrescentando que todas as artes cabem dentro de um livro

31/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

No último sábado, dia 25, artistas e editoras independentes celebraram o Indiebookday. Marisa Midori conta que o movimento começou em 2013, em Hamburgo, na Alemanha, por iniciativa de uma editora. “Desde então, surgiram novas adesões, de modo que, no dia 25 de março, não apenas os alemães, mas também ingleses, espanhóis, holandeses, húngaros, italianos, franceses e brasileiros se uniram para celebrar o livro independente. Em São Paulo, a efeméride coincidiu com a Primavera dos Livros, realizada no Galpão do MST, na Barra Funda”.

Já o Grafatório e o Xilomóvel entram nesta história porque são coletivos de artistas, cujos trabalhos também cabem em um livro. “Neste caso, em particular, as artes gráficas conformaram um volume editado com engenho e arte, que tem por título Livro Livre Sobre Livros, de Simone Peixoto e Julio Giacomelli. A edição foi produzida pelo Grafatório. O livro é parte da tese de doutoramento de Simone Peixoto, defendida no Instituto de Artes da Unicamp, sob a orientação de Luise Weiss. Como um trabalho coletivo, ele traz o espírito do Xilomóvel, do qual Simone faz parte. Ou seja, uma experiência fantástica de gravadores formados na Unicamp que levam a xilogravura para as escolas públicas de Campinas”.

O Grafatório, por seu turno, se apresenta como “uma associação cultural dedicada às artes visuais, com ênfase nas artes gráficas”, situado em Londrina. “Aos interessados, ele apresenta um catálogo bibliográfico de encher os olhos! Notem que, neste pequeno mundo dos livros, as distâncias são curtas. É assim no presente e foi assim no passado. Quando eu digo que todas as artes cabem em um livro, eu quero dizer, fazendo eco à proposta de Simone Peixoto, que o trabalho editorial é e sempre foi um trabalho coletivo. Uma síntese de muitas vozes, de muitos olhares e de muitas artes. Nesse pequeno mundo do livro, não há fronteiras! Xilomóvel, Grafatório, Indiebookday, entre tantas outras iniciativas que pululam nas cidades do mundo, são fundamentais porque preservam essa tradição itinerante e globalizante do fazer editorial.”

Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.