Livro resgata história da Esalq e suas contribuições para o agronegócio

Publicação lançada durante a 60ª Semana Luiz de Queiroz traz relações de formandos de 1903 a 2016

26/10/2017 - Publicado há 6 anos
Direção da Esalq homenageará fundações, associações, serviços e cursos da instituição – Foto: Gerhard Waller

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, uma das mais antigas unidades da Universidade, lançou uma nova edição do livro sobre sua história, agora com o título Esalq 2017 – a força da contribuição ao agronegócio brasileiro, a obra já está disponível em versão digital.

A primeira edição foi elaborada por ocasião dos 75 anos da USP e contemplava o histórico da Universidade e da Esalq, relações dos reitores da USP, diretores da Esalq e prefeitos do Campus Luiz de Queiroz, dos ministros e secretários oriundos da unidades, dos professores, dos formandos (período compreendido entre 1903 e 2008), dos homenageados com a Medalha Luiz de Queiroz, entre outros conteúdos.

O trabalho de atualização foi realizado em parceria pela Divisão de Comunicação (DvComun) e o Serviço de Produções Gráficas (SvGraf) da Esalq.

Capa do livro. Clique para baixar a obra

O hino, a ode, a flâmula, a bandeira, a medalha Luiz de Queiroz, a ata da primeira sessão ordinária da congregação da Esalq e a descrição e simbologia do edifício central são os símbolos e registros históricos que constam na nova edição. Todos os documentos apresentados foram revisados pelo professor Zilmar Ziller Marcos e pela assistente Carmen Pilotto, sendo artisticamente transcritos para pergaminho pelo calígrafo Carlos Gustavo Araújo do Carmo.

A edição 2017 apresenta a relação dos egressos que foram entrevistados no Agrodestaque, projeto lançado em  outubro de 2010, para divulgar a contribuição que o profissional formado pela Esalq realiza nas áreas de ciências agrárias, biológicas, ambientais e sociais aplicadas.

A instalação da Cátedra Luiz de Queiroz e a posse de seu primeiro titular, ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também estão no livro. A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades destinadas a professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. Tem por finalidade promover reflexões e ações interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

Trabalharam nesta edição: Alicia Nascimento Aguiar – DvComun (coordenação, edição e redação); Antonio Roque Dechen – diretor da Esalq 2007-2011 (coordenação e fotografia); Caio Albuquerque – DvComun (edição e redação); Carmen Maria da S. Fernandez Pilotto – cerimonial (colaboração); Gerhard Waller – DvComun (fotografia); Hamilton José Trevisan – Siesalq (elaboração e estruturação dos dados); José Adilson Milanêz – SvPGraf (projeto gráfico e layout da capa); Maria Clarete Sarkis Hyppolito – SvPGraf (projeto gráfico e editoração eletrônica).

Com informações de Alicia Nascimento Aguiar, da Divisão de Comunicação da Esalq