O papel da atividade física na prevenção e controle do câncer

A lição é: manter-se em movimento não só beneficia a saúde como um todo, mas é crucial na prevenção e combate ao câncer

22/09/2023 - Publicado há 7 meses

Recentemente, um consórcio brasileiro de pesquisadores, com apoio de instituições científicas e profissionais de saúde, apresentou recomendações sobre atividade física voltadas para a prevenção e controle do câncer. Segundo Bruno Bedo, há evidências sólidas de que a atividade física reduz o risco de certos cânceres, alivia sintomas relacionados ao câncer e diminui a mortalidade entre sobreviventes. A recomendação atual é manter-se ativo durante e após o tratamento. Recomenda-se ao menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. Qualquer movimento é benéfico, mesmo que abaixo das recomendações. “A atividade é segura para pacientes com câncer, considerando as especificidades de cada caso. Ao recomendar exercícios leve em conta preferências e disponibilidade, promovendo a atividade física como um hábito para prevenir câncer e melhorar a saúde”, ressalta.

O professor conta que essas são as primeiras diretrizes estruturadas e fundamentadas em pesquisa para atividade física na prevenção e controle do câncer no Global South, posicionando o Brasil de forma significativa na cena internacional. “O objetivo é que essas diretrizes orientem os profissionais de saúde a incentivarem a atividade física, buscando reduzir o sedentarismo na população e entre sobreviventes de câncer no Brasil. Essa ação visa também a impulsionar futuras políticas, programas e iniciativas que valorizem a atividade física, com foco especial nos sobreviventes de câncer”, afirma.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.