Nos anos de 1990 o rock tocado nos Estados Unidos e no Reino Unidos se distancia ainda mais

Nas décadas anteriores as paradas de sucessos eram bem diferentes em cada país

 13/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 11:50
Logo da Rádio USP

A edição do História do Rock desta semana é comandada novamente pelo produtor do programa, Gabriel Soares, que continua a série com os maiores sucessos da música nos anos zero de cada década, e desta vez apresenta as músicas mais tocadas do ano de 1990.

Soares inicia o programa explicando que em 1980 já era possível perceber uma certa separação entre as paradas do Reino Unido e Estados Unidos, e essa diferença aumentou ainda mais em 1990, com menos músicas coincidentes. Porém, esse não é o caso das primeiras músicas apresentadas no programa, All I Wanna Do Is Make Love To You, da banda Heart, que que esteve no top 100 dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil e Roam, da banda B 52’s, que esteve nas paradas dos Estados Unidos e Brasil. 

Soares segue o programa com as dez músicas mais tocadas do Estados Unidos que não aparecem nos top hits do Reino Unido. As canções Cradle of Love, do cantor britânico Billy Idol, e Blaze of Glory, da banda americana Bon Jovi, demonstram que o rock estava sendo mais apreciado pelos americanos do que pelo povo britânico.  

Já no Reino Unido, a banda de rock que aparece mais bem colocada nas paradas de 1990 é a americana Steve Miller Band, com a música The Joker, que liderou os top hits por duas semanas. Segundo Soares, a canção também chegou a integrar o top 100 americano, mas bem anteriormente, em 1974. A explicação para o fato é que a música, lançada em 1973, foi trilha sonora de um famoso comercial de TV lançado em 1990 no Reino Unido.

Soares finaliza o programa relembrando que os ouvintes podem enviar suas playlists pessoais com os melhores rocks de todos os tempos, através do e-mail: rocknausp@usp.br para integrar os programas especiais de fim de ano, e se despede ao som da banda de rock brasileira mais bem classificada nas paradas do Brasil em 1990, Legião Urbana, com a música Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto. 

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.