Livro recém-lançado dá grande destaque à prevenção do tabagismo

João Paulo Lotufo colaborou com um artigo sobre o aconselhamento breve, que considera bem mais rápido e eficaz para a prevenção do que palestras e discursos

 27/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

O tabagismo é a maior causa evitável de doença e morte no mundo. Hoje, seus efeitos nocivos são bem conhecidos e o cigarro é uma poção com mais de 7 mil produtos tóxicos, além da nicotina, promotora de grave dependência química. Nesta semana, foi lançado o livro Tabagismo: prevenção e tratamento, que reúne vários autores e organizadores, todos especialistas no tema. O colunista participou de um capítulo sobre o aconselhamento breve.

O aconselhamento breve “é uma das boas maneiras de fazer a prevenção e o resultado é bem mais rápido e eficaz do que palestras e discursos. Em poucos minutos, você consegue transmitir uma ideia antidrogas para os jovens, as famílias, para os professores, para os médicos e os agentes de saúde”, avalia João Paulo Lotufo. O site do Dr. Bartô e os Doutores da Saúde também tem esse trabalho, gratuitamente, pelas plataformas digitais. São vídeos que tratam temas como álcool e outras drogas.

Um dos vídeos disponíveis é o da apresentação do coral do Hospital A.C. Camargo com pacientes traqueostomizados, todos por lesão de traqueia e via aérea pela inalação de tabaco. O canto é feito com voz metálica e choca quem ouve, fazendo com que muitas pessoas larguem o cigarro após assistir ao vídeo. Quanto mais gente assistir mais efeito tem o aconselhamento breve, informa o colunista.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.