Fórum de debates sobre prevenção de drogas lícitas e ilícitas reúne juristas e médicos

O evento terá várias mesas de discussões, com o objetivo de fazer um balanço do que funcionou até o momento para o combate às drogas

 22/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta quarta-feira (23), acontece o Fórum de Debates sobre Prevenção de Drogas Lícitas e Ilícitas, às 8h. O evento on-line – realizado com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – contará com a participação de médicos e juristas para esclarecer o panorama brasileiro no combate às drogas e os caminhos possíveis para a conscientização e controle das substâncias lícitas e ilícitas. O evento conta com o apoio do Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil (IJCB), da Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, entre outros.

A transmissão será feita pelo site https://www.sbp.com.br/especiais/lives/, pelo Facebook (https://pt-br.facebook.com/SBPediatria/) e no canal no YouTube da SBP (https://www.youtube.com/c/sbpnarede/about).

João Paulo Becker Lotufo, organizador do evento, destaca que a participação dos pediatras é muito importante, uma vez que crianças e adolescentes estão entrando em contato com as drogas cada vez mais cedo e em maior quantidade. “A falta de limites dos pais e a falta de conhecimento do real risco das drogas podem ser diminuídos com a ajuda de especialistas da área de ensino e saúde, principalmente com a contribuição dos pediatras orientando as famílias de seus pacientes”, avalia.

Nesse cenário, ele reforça também o papel da prevenção e do não incentivo ao consumo de drogas como o álcool, maconha e o cigarro eletrônico. Para Lotufo, os jovens desconhecem o risco, assim como seus pais, que, em alguns casos, iniciam o uso de drogas precocemente, pensando ser uma forma de se aproximar dos filhos.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.