O tabagismo é a maior causa evitável de doença e morte no mundo. Hoje, seus efeitos nocivos são bem conhecidos e o cigarro é uma poção com mais de 7 mil produtos tóxicos, além da nicotina, promotora de grave dependência química. Nesta semana, foi lançado o livro Tabagismo: prevenção e tratamento, que reúne vários autores e organizadores, todos especialistas no tema. O colunista participou de um capítulo sobre o aconselhamento breve.
O aconselhamento breve “é uma das boas maneiras de fazer a prevenção e o resultado é bem mais rápido e eficaz do que palestras e discursos. Em poucos minutos, você consegue transmitir uma ideia antidrogas para os jovens, as famílias, para os professores, para os médicos e os agentes de saúde”, avalia João Paulo Lotufo. O site do Dr. Bartô e os Doutores da Saúde também tem esse trabalho, gratuitamente, pelas plataformas digitais. São vídeos que tratam temas como álcool e outras drogas.
Um dos vídeos disponíveis é o da apresentação do coral do Hospital A.C. Camargo com pacientes traqueostomizados, todos por lesão de traqueia e via aérea pela inalação de tabaco. O canto é feito com voz metálica e choca quem ouve, fazendo com que muitas pessoas larguem o cigarro após assistir ao vídeo. Quanto mais gente assistir mais efeito tem o aconselhamento breve, informa o colunista.
Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.