Jovens jornalistas precisam estar mais bem preparados para agressões on-line, aponta estudo britânico

Para Lins da Silva, os ataques virtuais têm aumentado muito, principalmente em países politicamente polarizados, como o Brasil; ele reforça dicas para futuros jornalistas

24/05/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Um estudo recém-publicado no periódico da Associação para Educação no Jornalismo (Association for Journalism Education), do Reino Unido, aponta que é necessário preparar melhor os estudantes de Jornalismo e os jovens jornalistas para as agressões on-line, que têm acontecido de modo mais frequente na profissão.

A publicação, intitulada Um equivalente moderno do Velho Oeste: preparando estudantes de Jornalismo para a segurança on-line”, foi discutida na coluna desta semana pelo jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva. Segundo ele, a situação das plataformas de mídia usadas para agressão, ameaça e intimidação contra jornalistas é “muito dramática” e existe em todo lugar. “Isso tem aumentado muito, principalmente em países como o Brasil, em que a polarização ideológica e política é muito intensa.”

O professor destaca quatro recomendações presentes no estudo, direcionadas a jornalistas, para mitigar essas situações: manter contas de redes sociais profissionais separadas das pessoais, responder às eventuais reclamações ou acusações de erro de forma factual — não entrando na adjetivação e respondendo de maneira agressiva —, separar as horas de trabalho daquelas de existência particular, desligando as contas da rede profissional nesses momentos e, por fim, desligar-se das redes sociais durante algum tempo para que “relações neuróticas” não se estabeleçam.

Você pode conferir o estudo, na íntegra, neste link.

Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.