Queimadas atingem todo o País

Amazônia bate recorde de focos de incêndio em fevereiro e baixa na taxa de desmatamento, situação comentada por Paulo Artaxo

 18/03/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Não existem incêndios naturais na floresta amazônica, todos são criminosos – Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real.
Logo da Rádio USP

O número de queimadas tem aumentado de forma significativa em todo o País, especialmente na Amazônia. Só para dar uma ideia, dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, mostram 2.924 pontos de incêndios ante 734 focos em igual período do ano passado. O desmatamento apresenta dados positivos, com uma redução de 20% ao ano, mesmo assim, ainda insuficiente.  O professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP  e coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável, ao comentar os dados, acredita que a fiscalização precisa ser intensificada. 

Paulo Artaxo – Foto: Arquivo Pessoal

A liberação dessa fumaça da região amazônica traz problemas de saúde aos moradores daquela região. Além disso as temperaturas da Terra e dos oceanos subiram de forma relevante, impulsionadas pelo fenômeno do El Niño. O professor da USP reforça que não existem incêndios naturais na floresta amazônica, todos são criminosos, justamente por ser uma região extremamente úmida, e reforça a importância do combate ao crime organizado na região da floresta: “Todos os incêndios na Amazônia são criminosos, assim como 97 % dos desmatamentos na região são associados ao crime organizado”, avalia.

El Niño

O fenômeno do El Niño deve continuar pelo menos até maio, ajudando na seca na região, o que pode dificultar o combate ao desmatamento. A região Amazônica é a que mais preocupa, porém, ela não é a única, pois outros ecossistemas do País estão sendo alvo de queimadas, como Caatinga, Cerrado e Pampa. A atenção deve ser com o manejo do uso do solo. 

Os órgãos do governo, assim como os povos originários, precisam se unir para que se mude o modelo de desenvolvimento, que seja minimamente sustentável. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.