Impactos da mineração na Amazônia podem ser mais danosos que a atividade exploratória

Projeto desenvolvido por pesquisadores da USP simula atividade mineradora na região amazônica, a fim de analisar os impactos secundários da exploração

 20/10/2022 - Publicado há 1 ano
As atividades de mineração têm suas consequências diretas e indiretas – Foto: Cedida pelo pesquisador/Leandro Nascimento Lemos

A mineração representa um potencial risco para as florestas tropicais no mundo todo. Em especial na floresta amazônica, a atividade leva ao desmatamento, passando dos limites operacionais suportáveis pela floresta. Avaliar os impactos da instalação do estabelecimento da infraestrutura de mineração, além da expansão urbana para apoiar a força de trabalho e o desenvolvimento de redes de escoamento dos recursos foi objeto de estudo de pesquisadores da USP, em conjunto com a Universidade de Queensland, da Austrália. 

Juliana Siqueira-Gay – Foto: ResearchGate

As regiões do Amapá e Pará foram escolhidas para a pesquisa, que buscou imaginar possíveis cenários de desenvolvimentos insustentáveis na área. A pesquisadora Juliana Siqueira-Gay, engenheira ambiental, doutora em Ciências pela Escola Politécnica (Poli) da USP e gerente de projetos no Instituto Escolhas, responsável pela pesquisa, diz que o estudo se pautou em “dois principais modelos, o que a gente chama de modelos espacialmente explícitos”. 

Foi a partir da simulação de como ficariam esses ambientes, com a abertura de estradas para o acesso às novas minas, e assim averiguar o avanço e a quantidade de desmatamento. Um exemplo utilizado foi o da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), que compreende nove unidades de conservação na divisa dos Estados do Amapá e Pará e pode implicar num desmatamento substancial, desde a instalação das minas até as atividades secundárias que giram em torno da exploração de minérios.

Consequências indiretas 

A vinda para o desenvolvimento das atividades de mineração tem suas consequências diretas e indiretas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento regional. Isso traz impactos a níveis humanos, se pensadas as comunidades indígenas e biodiversos: “Nós teríamos uma perda de diversidade significativa, há uma perda de hábitat imediata também”. Um outro problema que também baseia a pesquisa, destacado por Juliana, é a fragmentação de áreas, devido à construção de estradas, que podem chegar a ser 60 vezes maiores que os danos provenientes das minas. 

Esses locais estão protegidos pela lei atualmente, mas a pesquisadora diz que existem projetos visando à abertura de reservas indígenas, que sofrem com o pressionamento para o avanço da mineração para o desenvolvimento amazônico. A questão do licenciamento também é reiterada por eles, ao serem analisados os meios possíveis para reverter meios legais de proteção de áreas da floresta amazônica. 

Com a pesquisa, a intenção é avaliar mecanismos que monitorem e preservem esses espaços na Amazônia: “Para justamente evitar e mitigar que mais desmatamento aconteça, a necessidade de preservar determinadas áreas é muito importante na Amazônia”, complementa Juliana.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.