Na sua coluna desta semana, o professor Paulo Saldiva fala sobre um estudo que procurou saber dos efeitos que a poluição do ar causa em gestantes e em bebês de até 4 anos de idade. As gestantes foram acompanhadas por um período de cinco anos. “A análise mostra claramente que a exposição aos poluentes, principalmente nas fases iniciais do desenvolvimento pós-natal, está relacionada com o aumento de problemas de comportamento, como distúrbio de atenção, e também redução de QI.” A conclusão que sobressai é a de que a poluição deve ser combatida, na tentativa de reduzir seus efeitos e de preservar não só o futuro de indivíduos, como também sua capacidade educacional e de trabalho.
Ainda de acordo com o colunista, deve-se tentar reduzir o máximo possível o uso de combustáveis fósseis, “não só para o futuro do nosso planeta, mas também para o futuro das nossas crianças”. Esse estudo sobre os efeitos da poluição do ar em gestantes apenas se soma a outras pesquisas que já comprovaram a sua ligação com doenças pulmonares e cardíacas e também com alguns tipos de câncer.
Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.