Energia solar avança no País depois de 70 anos da implantação

 Os desafios da energia fotovoltaica são a redução do custo de instalação, melhoraria dos métodos de armazenamento e desenvolvimento de sistemas de distribuição eficientes, aponta Roberto Zilles

 29/02/2024 - Publicado há 2 meses
Por
O funcionamento da energia solar é baseado no princípio fotovoltaico, ou seja, transforma luz solar em eletricidade – Foto: torstensimon / Pixabay
Logo da Rádio USP

A energia solar já existe há 70 anos, mas apenas nas últimas décadas tem ganhado cada vez mais destaque e já é a segunda geradora de eletricidade no Brasil. O País tem ocupado a quinta posição do mundo nos últimos três anos, com instalação de sistemas fotovoltaicos. A energia fotovoltaica é a terceira mais importante do Brasil depois da hidráulica e eólica. 

Roberto Zilles – Foto: Marcos Santos/USP Imagen

Um laboratório de energia fotovoltaica  funciona na Universidade de São Paulo desde 1995, ou seja, há quase 29  anos a USP pesquisa esse tipo de energia sustentável.  O físico e professor Roberto Zilles é coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e explica que, em 1954, já se usava esse tipo de radiação. 

O funcionamento da energia solar é baseado no princípio fotovoltaico, ou seja, transforma luz solar em eletricidade. No início, o sistema de energia solar era usado apenas para pesquisas espaciais, mas com o passar dos anos passou a ser implantado por aqui.

Evolução

Um dispositivo de sistema fotovoltaico para produzir energia para uma residência ou comércio atualmente está em torno de 20% de aproveitamento, mas já estão sendo desenvolvidas células de 25%, porém, para uso muito pontual. Só para se ter uma ideia, o primeiro painel apresentava eficiência de apenas 6%.

Atualmente, é possível um sistema solar ser suprido com a presença de uma rede elétrica, justamente para que ocorra o armazenamento. Um sistema pode ser apenas fotovoltaico, desde que ocorra armazenamento eletroquímico viável para regiões afastadas como campo ou edificação rural. O investimento inicial de implantação do sistema de energia solar barateou muito seu custo; segundo o professor da USP, o valor se paga em quatro anos. 

O marco legal para normalizar a geração de energia limpa e sustentável, a lei 14.300, permite a geração de energia solar sem a presença da energia elétrica. Os maiores mercados de energia solar são China, Estados Unidos e Japão, segundo levantamento realizado pela agência  Internacional de Energia Renovável (Irena). A maior produção ainda ocorre na Ásia.

A  utilização da energia solar já é uma realidade aqui na Universidade de São Paulo, com uma usina de meio mega watts como forma de difundir boas  práticas de uso e consumo. A energia solar ainda enfrenta desafios, como a redução do custo de instalação, melhoraria dos métodos de armazenamento e desenvolvimento de sistemas de distribuição eficientes.  


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.