“Série Energia”: Dia dedicado à energia limpa propõe reflexão sobre sustentabilidade

O Dia Internacional da Energia Limpa expõe o Brasil como vanguarda mundial na transição energética

 02/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 12/06/2023 as 11:54
Por
Usina Hidrelétrica de Itaipu – Foto: International Hydropower Association (IHA)/Flickr via Wikimedia Commons/CC BY 2.0

 

Logo da Rádio USP

Em 29 de maio se celebra o Dia Internacional da Energia Limpa. A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância das energias renováveis e limpas, além de incentivar a transição para o baixo carbono, o que revela pleno alinhamento com o conceito de sustentabilidade. Vale ressaltar que a energia limpa é aquela obtida a partir de fontes renováveis, como a solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa. 

São fontes que têm menor impacto ambiental, principalmente no que diz respeito à emissão de carbono, o que faz com que sejam mais sustentáveis quando comparadas com os combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão e gás natural. Por tudo isso, o Dia Internacional da Energia Limpa está diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 7, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O ODS 7 busca assegurar o acesso à energia limpa, acessível, sustentável e moderna para todos e também abrange a melhoria da eficiência energética e o incentivo ao uso de tecnologias mais limpas. A transição para energias limpas não apenas reduz as emissões de gases de efeito estufa, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico, a criação de empregos verdes e a inovação tecnológica.

A celebração desse dia serve como uma oportunidade para destacar, além dos benefícios das energias renováveis, a redução das emissões de gases de efeito estufa, a mitigação das mudanças climáticas, a diversificação da matriz energética, a geração de empregos verdes e o acesso à energia em comunidades remotas e rurais.

Vale lembrar que o Brasil está na vanguarda no que diz respeito ao uso de energias limpas. A matriz energética, que são as fontes primárias de energia para todos os usos energéticos, é 45% composta de energias renováveis frente a 20% no restante do mundo e a matriz elétrica que são as fontes utilizadas para gerar energia elétrica é 90% renovável frente a cerca de 30% no restante do mundo.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Murilo Miceno Frigo, discente de doutorado e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.