Encontro de Cúpula em Bruxelas pode agilizar acordo comercial Mercosul-União Europeia

Alberto do Amaral Junior avalia a possibilidade de um entendimento que leve em consideração as propostas de ambas as partes para que se chegue a um acordo intermediário

 11/07/2023 - Publicado há 10 meses

Na coluna desta semana, o professor Alberto do Amaral Júnior comenta sobre a possibilidade de o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia entrar em vigor em um curto prazo. Para ele, o acordo celebrado em 2019 não avançou nos últimos anos, especialmente porque o Brasil, principal participante do bloco,  adotava uma política que contrariava todos os princípios fundamentais de proteção ao meio ambiente adotados pela União Europeia. O acordo dependia da aprovação dos parlamentos europeus dos 27 países europeus e da aprovação e todos os integrantes do Mercosul. Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a reativação do Mercosul e com as pressões do Uruguai para a conclusão do acordo há grande possibilidade de que ele venha a ser concluído em curto prazo.
Na próxima semana, durante reunião em Bruxelas da Cúpula UE-Celac – União Europeia e a Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) -, “há uma grande possibilidade de que um entendimento que leve em consideração as propostas de ambas as partes para que se chegue a um acordo com base em propostas intermediárias”, avalia o professor. Amaral acredita que nem todas as reivindicações da União Europeia e do Mercosul serão atendidas, mas defende que esse acordo será muito importante para o Mercosul, “porque significará a oportunidade de transferência de tecnologia da União Europeia para o Mercosul, significará um investimento de mais de US$ 100 bilhões em mais de 15 anos. Haverá a liberalização comercial de cerca de 90% do comércio entre os dois blocos nesse prazo e haverá também, consequentemente, uma preocupação com o tema da sustentabilidade, que é tanto uma preocupação do Mercosul quanto uma preocupação da União Europeia”, destaca, lembrando que em o Brasil sediará a COP25 na Amazônia.

Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.