COP chega à sua 26ª edição sem atingir seus objetivos

Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26) deste ano será precedida por encontro do G20

 28/10/2021 - Publicado há 1 mês
Por

Para o professor José Eli da Veiga, “chega a ser trágico” o fato de, após 26 conferências, a COP não ter chegado a nada. Mas o colunista lembra que, desta vez, há uma peculiaridade. “É que, às vésperas do encontro, haverá uma cúpula do G20, e isso é importantíssimo”, destaca. Contudo, segundo o professor, haverá pouco tempo para que o G20 chegue a algum consenso sobre algumas questões climáticas. A COP 26 acontecerá entre os dias 1 e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. O encontro do G20 será em Roma, na Itália, nos dias 30 e 31 de outubro. Eli da Veiga recomenda a leitura de um artigo de sua autoria sobre o tema, que será veiculado na edição desta sexta-feira (29) no Jornal Valor Econômico.

Outro destaque do colunista é sobre o evento on-line Os 150 Anos da Outra Grande Obra de Darwin, organizado por ele e que acontecerá no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no dia 22 de novembro, sobre a obra intitulada The Descent of Man. “É uma pena e até acho um absurdo que tanta gente nem saiba desta segunda parte, que saiu 12 anos depois, em 1871”, observa Eli da Veiga, destacando que “não é possível entender o pensamento do Darwin, a teoria darwiniana, sem juntar as duas obras. Elas são relativamente contraditórias, mas no sentido filosófico.” Participarão do encontro on-line os professores Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (FFCLRP-USP) e Nelio Bizzo (FE-USP/UNIFESP), com moderação da professora Maria Elice de Brzezinski Prestes (IB-USP). A transmissão poderá ser acompanhada pelo www.iea.usp.br/aovivo


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.