Consulado da Coreia do Sul quer mudanças no Bom Retiro

O tradicional bairro recebeu diversos imigrantes ao longo de décadas e não apenas coreanos, diz Raquel Rolnik

 24/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

O cônsul-geral da República da Coreia, em São Paulo, Insang Hwang,  apresentou projeto que propõe  a revitalização do bairro do Bom Retiro, na região central de São Paulo.

O sonho é o de transformar o multicultural bairro em  “Koreatown”. Pintar murais, instalar luminárias típicas, aumentar a sensação de segurança nas ruas e acrescentar Coreia ao nome da estação Tiradentes do Metrô.

Raquel Rolnik relembra que se trata de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, que historicamente recebeu diversos imigrantes justamente pela proximidade da estação ferroviária. Italianos, portugueses, judeus, além dos atuais imigrantes coreanos, bolivianos e paraguaios.

Para a professora Raquel Rolnik, o assunto precisa de ampla discussão sobre o que deve ser feito em termos de intervenção urbanística, e não apenas ressignificar o bairro de forma pontual.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.