Concurso estimula estudantes de escolas públicas a ocuparem seu espaço na universidade

Antônio Carlos Coelho Campino fala sobre o projeto Econoteen, iniciativa da FEA/USP, voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo

 19/08/2022 - Publicado há 2 anos
O Econoteen é um projeto do Departamento de Economia da FEA desde 2007 e está chegando à sua 16ª edição – Foto: Reprodução/Prefeitura do Jaboatão
Logo da Rádio USP

As inscrições para o concurso de ensaios Econoteen vão até o dia 31 de agosto. O projeto da FEA-USP é direcionado a estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo e tem como tema o bicentenário da proclamação da Independência. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro e o primeiro colocado ganha uma bolsa integral do cursinho. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Antônio Carlos Coelho Campino, coordenador do projeto e professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, apresenta a iniciativa.

Antônio Carlos Coelho Campino – Foto: Reprodução/FEA-USP

O Econoteen é um projeto do Departamento de Economia da FEA desde 2007 e está chegando à sua 16ª edição. De acordo com Campino, todo ano um grupo de professores do Departamento de Economia define um tema específico para que os estudantes escrevam ensaios de cinco a dez páginas.

O professor informa: “O público-alvo são estudantes de escolas públicas do ensino médio, do primeiro, do segundo e do terceiro ano”. Com isso, a entrega dos ensaios deve acontecer aproximadamente no mês de outubro, com o objetivo de não atrapalhar a preparação dos estudantes no período dos vestibulares.

Imparcialidade

A avaliação dos ensaios é realizada a partir de um modelo que visa a garantir a imparcialidade do concurso. “É feito um julgamento sem nós sabermos quem é o aluno nem quem é a escola. Não temos nenhuma informação para garantir a melhor correção e julgamento”, relata Campino.

Os cinco mais bem classificados recebem um prêmio em dinheiro, que vai de R$ 400 a R$ 1.500, além de ganharem livros. A entrega dos prêmios normalmente acontece na aula inaugural da FEA-USP e os alunos premiados não têm despesas com locomoção e estadia na cidade de São Paulo.

O site do projeto Econoteen é importante e constantemente abastecido com materiais e conteúdos que podem servir para guiar os jovens no concurso. A iniciativa também é fundamental para estimular os estudantes a entrarem e ocuparem o espaço da Universidade. De acordo com Campino, diversos ganhadores e participantes do prêmio ingressaram na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária ou em outros departamentos e institutos da Universidade de São Paulo.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.