Imersão em água fria não auxilia na recuperação física e fisiológica dos atletas

Segundo Bruno Bedo, não há comprovação de que o método seja eficaz para a recuperação física e fisiológica de jogadores de futebol, por exemplo

 10/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 21/03/2023 as 12:09

Logo da Rádio USP

O professor Bruno Bedo, que está estreando na coluna Ciência e Esporte, diz que, embora a técnica de imersão em água fria seja frequente entre atletas de futebol, sobretudo para fins de recuperação física, sua eficácia ainda não é comprovada. Na teoria, a imersão em água fria é uma técnica que, supostamente, ajuda a reduzir a inflamação e a dor muscular após exercícios intensos, ao promover uma vasoconstrição (redução do diâmetro dos vasos sanguíneos) localizada, o que pode diminuir o fluxo sanguíneo e, assim, reduzir o edema e a dor muscular. Contudo, é válido questionar se a imersão em água gelada produz, de fato, uma resposta fisiológica que aumente a recuperação muscular ou se seus efeitos são puramente psicológicos, o conhecido efeito placebo.

Ainda segundo ele, no futebol, a imersão em água fria pode ser recomendada em até 72 horas, com intuito inteiramente perceptivo, o que significa dizer que o atleta sente a sensação de melhora. O problema é que, até o momento, não existem estudos comprovando que a utilização dessa técnica seja eficiente para a recuperação física e fisiológica do atleta.

Bedo também tem algo a falar sobre os efeitos a longo prazo da técnica das imersões, que são os seguintes: o uso regular de imersão em água fria diminui os parâmetros de desempenho de força, a imersão em água fria não afeta o desempenho aeróbico e, principalmente, ele volta a frisar que os estudos envolvendo o uso regular de imersão em água fria apresentam qualidade metodológica moderada.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.