Colunista comemora estreitamento de relações entre Brasil e Índia

Foram assinados 15 acordos, a maioria na área econômica, o que deve abrir uma nova etapa na relação entre os dois países, segundo Barbosa

O embaixador Rubens Barbosa, em sua primeira coluna do ano, comenta sobre a nova etapa inaugurada na relação entre o Brasil e a Índia, que se deu após a visita do presidente Jair Bolsonaro àquele país. Para o colunista, a ida de Bolsonaro a Nova Deli traz a perspectiva de uma nova visão no diálogo entre dois países que integram o Brics, já que ambos sempre tiveram uma relação boa, mas distante, o que deve mudar a partir de agora, com o estreitamento dos laços econômicos e comerciais. Afinal, foram assinados nada menos do que 15 acordos entre as duas nações, os mais importantes abrangendo as áreas do agronegócio e petrolífera.

Além disso, empresários dos dois países tiveram a oportunidade de sentar lado a lado e estabelecer negociações. Na área política, um avanço significativo foram as discussões para um possível ingresso de Brasil e Índia como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, “o que é um passo político importante”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.