Brasil sedia encontro latino-americano para controle do AVC

Ministros de Saúde dos países da América Latina definem agenda para avanço da prevenção e reabilitação do AVC

 18/02/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala da realização do II Encontro Ministerial sobre AVC da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro entre 11 e 14 de março. O evento integra as atividades da Global Stroke Alliance, movimento para otimizar a assistência e prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mundo.

Pontes Neto afirma que o Ministério da Saúde brasileiro está orquestrando esse encontro, que contará com a presença dos ministros da saúde dos países da América Latina para estabelecer uma agenda positiva em comum no avanço da prevenção e reabilitação do AVC. Este é o segundo encontro. O primeiro aconteceu em Gramado (RS) no ano passado, quando, informa Pontes Neto, foi emitida a Declaração de Gramado com as prioridades para o controle do AVC.

Ainda sobre o encontro do Rio de Janeiro, o professor adianta que autoridades de Ribeirão Preto estarão presentes, como o professor da Faculdade de Medicina da USP e atual secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini. O secretário participará de mesa-redonda de gestores de saúde para definir como será a linha de implantação em atenção ao AVC.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.