“Bolsonaro aproveita a pandemia para tentar aumentar seu poder”

André Singer analisa politicamente a situação do País desde o início da quarentena e aponta tentativas de polarização

 18/06/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Passados três meses desde o início da quarentena, o colunista André Singer faz uma análise política da situação. O professor destaca que, desde o início, o presidente Bolsonaro foi contra as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que, “do ponto de vista político, ele utilizou esse posicionamento para criar uma polaridade política em relação a governadores e prefeitos, e também em relação ao Legislativo e ao Judiciário, uma vez que esses Poderes começaram a determinar medidas de autonomia de Estados e municípios para lidar com a pandemia”.

Segundo Singer, Bolsonaro aproveitou a situação de pandemia para tentar diminuir a potência dos outros Poderes da República e aumentar o seu próprio poder. O especialista indica que os episódios da saída do ex-ministro Sérgio Moro e a divulgação do vídeo da reunião ministerial também corroboram com essa hipótese.

Saiba mais ouvindo a coluna Poder e Contrapoder na íntegra.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.