Auxílio emergencial faz crescer aprovação do governo Bolsonaro

André Singer comenta o resultado da pesquisa do Instituto Datafolha, que indica crescimento da popularidade do presidente da República

Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Datafolha aponta que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro subiu 5%. Na coluna de hoje (20), o professor André Singer comenta esse assunto e conta como a implementação do auxílio emergencial foi essencial para o aumento da popularidade do governo.

Detalhes da pesquisa indicam que três dos cinco pontos porcentuais do crescimento vêm de trabalhadores informais ou de desempregados com renda familiar mensal de até três salários mínimos. No entanto, o professor ressalta que houve também um aumento da aprovação por parte de camadas mais privilegiadas, mas, neste caso, como a assistência financeira não é muito significante, pode-se inferir que a prisão de Queiroz e a moderação de falas e atitudes de Bolsonaro tenha a ver com isso, mas não há dados ainda que comprovem esta hipótese.

Segundo o especialista, a consolidação dessa popularidade dependerá do futuro da política econômica e da possível implementação de programas que continuem com o auxílio emergencial. Saiba mais ouvindo a coluna Poder e Contrapoder na íntegra.


Poder e Contrapoder
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.