Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Datafolha aponta que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro subiu 5%. Na coluna de hoje (20), o professor André Singer comenta esse assunto e conta como a implementação do auxílio emergencial foi essencial para o aumento da popularidade do governo.
Detalhes da pesquisa indicam que três dos cinco pontos porcentuais do crescimento vêm de trabalhadores informais ou de desempregados com renda familiar mensal de até três salários mínimos. No entanto, o professor ressalta que houve também um aumento da aprovação por parte de camadas mais privilegiadas, mas, neste caso, como a assistência financeira não é muito significante, pode-se inferir que a prisão de Queiroz e a moderação de falas e atitudes de Bolsonaro tenha a ver com isso, mas não há dados ainda que comprovem esta hipótese.
Segundo o especialista, a consolidação dessa popularidade dependerá do futuro da política econômica e da possível implementação de programas que continuem com o auxílio emergencial. Saiba mais ouvindo a coluna Poder e Contrapoder na íntegra.
Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.