A Casa Cavanelas pertence agora ao Instituto Burle Marx

Guilherme Wisnik comenta a doação desse espaço cultural, gesto que acredita sinalizar um novo momento para o País, que passa assim a se responsabilizar pelo seu patrimônio cultural

22/02/2024 - Publicado há 2 meses

Logo da Rádio USP

Guilherme Wisnik comemora a doação de uma casa modernista – a Casa Cavanelas, projeto de Oscar Niemeyer com jardim do paisagista Roberto Burle Marx  – ao Instituto Burle Marx. O processo de doação prevê inclusive o pagamento de adaptação da casa ao instituto. O espaço deve abrir para a visitação pública em 2028. “Eu acho que é uma notícia que sinaliza, talvez, um novo momento do País, uma ideia de um país que se responsabiliza muito mais pelo seu patrimônio cultural. Burle Marx, além de um grande pintor, é considerado um dos maiores paisagistas do mundo, talvez o maior do século 20 e teve sempre uma atuação muito marcada em favor do meio ambiente, da natureza e da sustentabilidade.

A Casa Cavanelas está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, perto de Petrópolis, “num lugar muito lindo, é um vale entre morros, a casa está na área plana, tem uma cobertura em forma de parábola, uma espécie de catenária, com uma treliça metálica, muros de pedra, muito vidro e o jardim do Burle Marx […] é uma obra de maior interesse cultural e que, no entanto, foi até hoje muito pouco visitada pelo público em geral, porque ela era de propriedade privada, então só o fato de essa casa agora estar disponível à visitação pública daqui a alguns anos já é, em si, uma grande notícia”. O colunista expressa o desejo de que essa nova fase do País, na sua concepção cultural ligada ao meio ambiente, se mostre sólida e um grande caminho para o futuro.

Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.