Universo das Emissoras Públicas: sistema público de radiodifusão da Alemanha tem mais de 70 anos

As emissoras públicas alemãs oferecem informação, educação, cultura e entretenimento

03/07/2023 - Publicado há 10 meses
Universo das Emissoras Públicas - USP
/

A emissora pública alemã Deutsche Welle, mais conhecida do público brasileiro, é apenas parte do robusto sistema público de radiodifusão da Alemanha. Além da DW, os alemães contam com a rede de rádio e de televisão da ARD e as emissoras de televisão da ZDF.

A ARD é a sigla para Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten der Bundesrepublik Deutschland cuja tradução para português equivale a Associação de Empresas Públicas de Radiodifusão da República Federal da Alemanha. A rede é composta por nove emissoras regionais que cobrem todo o território alemão.

A ARD foi criada em 1950, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. O país se inspirou no modelo institucional de independência – tanto do mercado quanto do Estado – criado pela BBC do Reino Unido. A preocupação central foi evitar que a rádio e a TV pudessem ser controladas por um político como aconteceu durante a liderança do ditador de extrema direita, Adolf Hitler. Em 1961 foi criada a ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen), em português a Segunda Televisão Alemã.

O entrevistado desta edição é o correspondente da ARD na América do Sul, Matthias Ebert, que fica sediado no Rio de Janeiro. Matthias contou a história da fundação da ARD e falou sobre a diversidade de emissoras públicas que o público alemão tem disponível para assistir.

Matthias explicou os mecanismos que a lei alemã previu para garantir independência editorial e financeira para o sistema público: “somos independentes do governo (federal) e dos governos regionais. A expressão exata é que estamos o mais distante possível dos governos”. O governo participa dos conselhos supervisores das televisões junto com outros grupos da sociedade que incluem professores, sindicatos, igrejas e empresários.

O sistema público alemão é financiado por uma taxa mensal cobrada de toda residência no país. A taxa é arrecadada por um órgão independente dos governos estaduais e federal. Atualmente o valor é de €18,36 por mês, o equivalente a R$95,87 mensais. A arrecadação alcança €8 bilhões por ano, o correspondente a R$41,77 bilhões anuais, segundo reportagem da Deutsche Welle.

O correspondente alemão esclareceu que a Deutsche Welle não é financiada pela contribuição paga pelos cidadãos. A DW é uma emissora estatal e depende exclusivamente dos recursos do governo de Berlim.

Sugestões de leitura complementar sobre o tema:

Germany’s complex public broadcasting system“, de Ben Knight. Reportagem da Deutsche Welle em inglês, 2022.

ARD: There for You. Encarte sobre o trabalho da ARD em inglês. Disponível gratuitamente para leitura.

Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.