USP arrecada mais de R$ 800 mil, além de água, material de limpeza, roupas, colchões e cobertores para o RS

Campanha “Vamos ajudar as vítimas das enchentes no RS” começou no último domingo, dia 5, se estendeu até a quarta-feira, dia 8, e foi realizada em todos os campi da Universidade

Publicado: 09/05/2024
No campus da USP no Butantã, as doações foram recebidas no galpão da Incubadora USP/Ipen, próximo ao Hospital Universitário – Foto: Divulgação

A USP arrecadou mais de R$ 800 mil, além de 18 mil garrafas de água potável, 1 mil garrafas de detergente, 15 mil litros de água sanitária e 1 tonelada de sabão em pó dentro da campanha “Vamos ajudar as vítimas das enchentes no RS”. Também foram arrecadados meia tonelada de ração para cães e gatos, roupas, colchonetes, cobertores, travesseiros, fraldas descartáveis e absorventes. A estimativa se refere ao montante da arrecadação no campus da USP em São Paulo.

O valor arrecadado por Pix atingiu a marca de pouco mais de R$ 600 mil, que estão sendo utilizados para a compra de itens de higiene e limpeza, colchões, água, cobertores e cestas básicas. A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) doou mais R$ 200 mil, que será utilizado nas despesas das viagens até o Rio Grande do Sul (RS). Todo o material está sendo encaminhado hoje e amanhã, dias 9 e 10, para o Fundo Social de São Paulo, que levará os produtos arrecadados até aquele Estado. No primeiro dia do envio do produtos arrecadados, nove caminhões da USP seguiram até o Fundo Social e, amanhã, mais dez deverão levar o material até lá.

As doações via Pix ainda podem ser feitas até amanhã, dia 10, às 15h, pelo e-mail pixfsantander@fusp.org.br.

A campanha “Vamos ajudar as vítimas das enchentes no RS” começou no último domingo, dia 5, se estendeu até a quarta-feira, dia 8, em todos os campi da Universidade, e contou com a parceria da Fusp, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Funcionários da Guarda Universitária do campus de Bauru organizam as doações no caminhão que seguiu para São Paulo – Foto: Rubens Kazuo Kato / Assessoria de Comunicação da PUSP-B

“Nossos alunos, professores e servidores técnicos e administrativos atenderam prontamente a esse chamado. Em 90 anos de existência, a USP tem se notabilizado por suas atividades de extensão, atendendo às necessidades da sociedade. Neste momento em que a população gaúcha precisa de ajuda, nossa Universidade se solidarizou e se mobilizou rapidamente para arrecadar produtos e doações em dinheiro. É um orgulho fazer parte desta comunidade”, ressalta o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

As Unidades de Ensino e Pesquisa de todos os campi organizaram a coleta de doações. No campus da USP no Butantã, as doações foram recebidas no galpão da Incubadora USP/Ipen, próximo ao Hospital Universitário. Em mutirão, voluntários – entre alunos, professores e servidores técnicos e administrativos da Universidade – auxiliaram no empacotamento do material que foi encaminhado ao Fundo Social.

“A capacidade de mobilização, de solidariedade e de trabalho de nossa comunidade universitária é impressionante. Agradecemos à articulação das Unidades de Ensino e das Prefeituras dos Campi nesse processo, que foi emocionante”, afirma a prefeita do Campus da USP na Capital, Raquel Rolnik.

Em dez dias choveu no Estado gaúcho cerca de um quarto do esperado para um ano – entre 24 de abril e 4 de maio foram 420 milímetros de chuva, enquanto a média anual fica em torno de 1.500 milímetros. Quase um milhão de imóveis ficaram sem água e seis barragens, em várias regiões do RS, estão em situação de emergência. A maior parte dos moradores das cidades atingidas, inclusive a capital Porto Alegre, teve que sair de suas casas, abrigando-se em locais públicos, casas de familiares e de amigos.