Encontro marca abertura das atividades da Pós-Graduação da USP

O evento aconteceu no Centro de Difusão Internacional (CDI) e reuniu dirigentes, pesquisadores e servidores que atuam nas Comissões de Pós-Graduação das Unidades

13/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 17/03/2023 as 18:53
A reunião foi realizada no dia 9 de março, no auditório do Centro de Difusão Internacional – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para marcar o início das atividades da pós-graduação na Universidade, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) promoveu, no dia 9 de março, um grande evento no Centro de Difusão Internacional (CDI). O encontro reuniu dirigentes, docentes, servidores e pesquisadores para discutir temas como a reformulação da pós-graduação, os editais previstos para o ano, o empreendedorismo na pós-graduação e as relações de trabalho.

“Essa é uma boa oportunidade para divulgar novidades, compartilhar boas experiências entre as pessoas responsáveis pela gestão da pós-graduação na Universidade e, também, refletir sobre o modelo de pós-graduação que estamos oferecendo e se ele atende às expectativas dos nossos alunos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho, falou sobre o cenário atual e os desafios da pós-graduação, as agências reguladoras e a necessidade de estimular o aluno de pós-graduação a desenvolver novas habilidades e a investir no empreendedorismo. “Estamos vivendo um momento mais otimista neste ano. No âmbito federal, tivemos a sinalização de uma recuperação do valor das bolsas e de ações voltadas aos programas de internacionalização, tanto na Capes quanto no CNPq”, explicou.

Em seguida, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Niels Olsen Saraiva Câmara, apresentou o calendário de eventos, atividades e lançamentos de editais da pós-graduação para 2023.

O evento também contou com as palestras da coordenadora adjunta da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), Heliani Berlato, sobre a valorização do capital humano e o reconhecimento das entregas de trabalho, e do coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Luiz Henrique Catalani, sobre as ações de empreendedorismo na USP.

[A partir da esquerda] Marcio de Castro Silva Filho, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Niels Olsen Saraiva Câmara – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nova pós-graduação

A partir da análise das mudanças identificadas no atual cenário da pós-graduação mundial, como a diminuição do interesse dos jovens em cursar a pós-graduação e a diversificação das oportunidades de trabalho, a Universidade tem trabalhado para propor alterações que tornem os cursos mais dinâmicos e coerentes com as demandas da sociedade.

“A pós-graduação da USP é a maior do Brasil, com 264 programas, em todas as áreas do conhecimento, um corpo discente de quase 30 mil jovens e com uma forte inserção nacional e internacional. A USP é um exemplo para a pós-graduação nacional e nossas iniciativas servem de modelo para outros programas, o que aumenta nossa responsabilidade como instituição. Além de produzirmos conhecimento e ajudarmos na formação de novos jovens, temos o papel de orientar as agências e todo o sistema nacional de pós-graduação”, explicou o pró-reitor Marcio de Castro Silva Filho, que apresentou a proposta de um novo formato na pós-graduação, desenvolvido pela USP e que tem sido debatido no Conselho Nacional de Educação.

O novo modelo defende uma maior autonomia das universidades na gestão de seus programas, o foco na formação ampla, maior flexibilidade dos prazos e formatos dos cursos de mestrado, interdisciplinariedade como instrumento da promoção da excelência acadêmica, integração da sociedade como indutora de demandas e mudanças no sistema de avaliação dos programas de pós-graduação.

Diálogos da PRPG

Na segunda parte do encontro, a equipe da Pró-Reitoria reuniu-se com os servidores que atuam nas comissões de pós-graduação das Unidades para discutir procedimentos administrativos, a dinâmica do trabalho e tirar dúvidas sobre o encaminhamento de solicitações.

Foram disponibilizados seis grupos de trabalho abordando assuntos como as Câmaras da Pró-Reitoria, gestão financeira, internacionalização, sistema Janus e depósito digital, bolsas Capes e editais.