Iniciativa aproxima comunidades vulneráveis e produtores agroecológicos no combate à fome

A organização social Pontes da Terra, formada por alunas e ex-alunas da USP, surgiu com o objetivo de criar elos entre doadores financeiros, agricultores familiares e ações comunitárias para combater a fome

 22/10/2021 - Publicado há 1 mês

.

O Pontes da Terra deu início a uma campanha de financiamento coletivo em que as pessoas podem fazer doações com recompensas para financiar a atuação do projeto – Foto: Extraída do vídeo Pontes da Terra

Pontes da Terra é uma iniciativa de alunas e ex-alunas da USP que busca aproximar comunidades vulneráveis econômica e socialmente de produtores rurais orgânicos e agroecológicos. A organização social surgiu no começo da pandemia diante de um cenário de fome e desperdício de alimentos.

Ana Adusara, bióloga, fundadora e atual coordenadora geral do Pontes da Terra, explica ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que o projeto visa justamente à criação de pontes entre doadores financeiros, agricultores familiares e associações comunitárias na periferia.

A psicóloga e coordenadora de projetos da organização social, Giulia Parnes, conta que já são mais de R$ 138 mil revertidos em compra de alimentos agroecológicos de 65 agricultores. Ao todo, foram doadas 35 toneladas, o equivalente a mais de 8.000 cestas básicas.

Segundo Ana, a logística é a principal dificuldade. “Tem um custo alto e uma organização que é exigida que acaba sendo complicada para alguns agricultores”, afirma. Também é necessário apoio para a adoção de práticas mais sustentáveis e ecológicas.

Giulia ressalta a importância da participação ativa das pessoas para contribuir com o combate à fome. “Tem uma participação política em que a gente pode se envolver e fiscalizar os órgãos”, diz. “Também divulgar os trabalhos que são feitos. Se eu não posso contribuir, mas eu conheço pessoas que podem, contar para ela as iniciativas que existem”, acrescenta. 

O Pontes da Terra deu início a uma campanha de financiamento coletivo em que as pessoas podem fazer doações com recompensas para financiar a atuação do projeto. Nessa plataforma, a organização pretende arrecadar um valor que será revertido na doação de mais de 12 toneladas de alimentos. 

As doações para o financiamento coletivo podem ser feitas no site https://benfeitoria.com/pontesdaterra. Mais informações sobre o Pontes da Terra estão disponíveis no endereço https://pontesdaterra.org/.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.