Universo das Emissoras Públicas: cidadão acompanha rotina parlamentar em tempo real na TV Câmara

O canal concede mais espaço à discussão política do que as emissoras comerciais, afirma a jornalista Daniela André

 23/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 18/12/2023 as 14:31
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas: cidadão acompanha rotina parlamentar em tempo real na TV Câmara
/

Fundada com a aprovação da Lei do Serviço de TV a Cabo, a TV Câmara tem 25 anos e é o canal oficial da Câmara dos Deputados. A emissora transmite ao vivo as discussões e as votações do plenário.

A entrevistada desta edição é a jornalista Daniela André, profissional concursada e assessora especial de conteúdo da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados.

A TV Câmara prioriza a transmissão ao vivo das sessões do plenário. A tevê também acompanha as comissões parlamentares permanentes e temporárias que são as primeiras instâncias de discussão de projetos de lei quando os textos estão em fase de aprimoramento.

Daniela afirma que a cobertura informativa das comissões temáticas “dá oportunidade à população de saber o que  está acontecendo aqui [na Câmara dos Deputados] para poder participar de acordo com seus grupos de interesse”.

Fora dos momentos de transmissão das sessões parlamentares, a emissora tem uma programação diversificada. O canal exibe documentários, conteúdos de cultura e programas de entrevistas e debates. A emissora é detentora de vários prêmios pela qualidade da programação. Entre eles, recebeu um Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes na área jornalística.

Daniela conta que a TV Câmara oferece uma cobertura especializada e diferente do que normalmente o cidadão acompanha nas emissoras comerciais que fazem coberturas generalistas sobre política e temas gerais. “A gente tem mais tempo para dedicar a esses debates que nem sempre são tão visíveis e não têm tanta visibilidade em emissoras comerciais. Além de darmos espaço para temas que as tevês comerciais geralmente não cobrem”.

A jornalista disse que as entrevistas e os debates exibidos pela TV Câmara levam em consideração o equilíbrio partidário dentro do parlamento. Com isso, Daniela acredita que o canal consegue trazer mais vozes para o debate.

A TV Câmara é um órgão ligado à diretoria geral da Câmara dos Deputados. Daniela afirma, no entanto, que não existe uma subordinação editorial do canal aos deputados federais. A Rádio e a TV Câmara têm um Conselho Consultivo de Comunicação Social desde 2019. O Conselho é composto por cinco deputados, um servidor e quatro representantes da sociedade civil.

A TV Câmara está disponível em sinal aberto em 25 capitais e em mais de 200 municípios. Também é possível acompanhar a programação pelo site da emissora.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

As TVs legislativas como instrumento de promoção do pluralismo e da diversidade“, de Fernando Oliveira Paulino. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, 2019.

Indicadores de qualidade nas emissoras públicas: uma avaliação contemporânea”, de Eugênio Bucci, Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini. Unesco, 2012.


Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.