Universo das Emissoras Públicas: a Televisão de Moçambique (TVM) recebe recursos do governo africano e vende espaços de publicidade na programação

Para o executivo da Televisão de Moçambique, consolidar a radiodifusão pública depende da maturidade democrática dos países

14/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 28/08/2023 as 9:54
Universo das Emissoras Públicas - USP
/

A Televisão de Moçambique (TVM) foi a primeira emissora inaugurada no país africano. As primeiras transmissões de imagens e sons começaram em 1979. Anos depois, em 1981, a emissora iniciou as operações como televisão experimental.

O entrevistado do programa é o executivo da Televisão de Moçambique, Sérgio Marcos, que integra o Conselho de Administração da emissora. Ele conta que o principal programa durante os anos iniciais de operação da TVM eram as telenovelas brasileiras. “Nós começamos a ver aqui o Bem Amado, que foi o primeiro grande sucesso da televisão em termos de programação e a partir daí ficamos muito ligados ao Brasil e neste consumo das telenovelas da [Rede] Globo e, mais tarde, de outras produtoras”, contou.

Moçambique está localizado no sudeste da África. O país foi colônia de Portugal e conquistou a independência em 1975. Além do português, os moçambicanos têm outras vinte línguas oficiais entre elas a língua zulu. O país possui diversos recursos naturais, no entanto, é um país pobre.

A TVM pertence ao Estado de Moçambique. A estrutura da emissora é separada da Rádio de Moçambique, que foi fundada durante a colonização portuguesa. Os executivos e o presidente da Televisão de Moçambique ocupam cargos de confiança do governo. O presidente do conselho de administração é nomeado pelo primeiro-ministro.

As receitas da TVM vêm de dotações orçamentárias do governo moçambicano e também da venda de espaços de publicidade na programação.

Sérgio Marcos disse que os esforços para construir uma emissora pluralista começaram a partir da aprovação de uma nova Constituição de Moçambique. “Essa nova Constituição de 1990, dentre várias coisas, decretou a liberdade de imprensa. E isso mudou muita coisa no quadro da comunicação social de Moçambique”, lembrou o executivo.

Para Sérgio Marcos, o processo de construção de uma emissora realmente pública leva tempo. Ele contou que a questão é discutida em Moçambique e avalia que estabelecer a radiodifusão pública que garanta espaço para as diferentes vozes da sociedade depende da maturidade democrática da sociedade. “Vai certamente chegar um momento em que isso não seja mais uma preocupação e que o espaço nos canais públicos estará aberto para expressão de todas as forças políticas democráticas que atuam no panorama democrático do país”, afirmou.

Daqui do Brasil, é possível assistir à TVM pelo canal que a emissora mantém no YouTube.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

A TVM tem um portal de notícias sobre política, economia, educação, saúde, esportes e outros temas.

Informações sobre a história, a política, a economia e a cultura de Moçambique estão disponíveis em português no Portal do Governo de Moçambique.

O Banco Mundial mantém uma página com um panorama geral sobre o país africano.

O site do Museu das Comunicações de Moçambique apresenta informações sobre a Televisão de Moçambique e também sobre a Rádio de Moçambique.

Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.