Tecnologias do Futuro #09: Dispositivos de monitoramento serão cada vez mais presentes dentro e fora dos hospitais

Para Gabriela Ribeiro dos Santos, coordenadora de pesquisa e inovação do Inova HC, é importante que profissionais da saúde estejam atentos aos avanços tecnológicos

Por
 25/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 05/11/2019 as 8:50
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Tecnologias do Futuro #09: Dispositivos de monitoramento serão cada vez mais presentes dentro e fora dos hospitais
/

Não faz muito tempo que medir a pressão, batimentos cardíacos e outros detalhes sobre como o nosso corpo está se comportando, era uma missão somente para profissionais. Hoje em dia, com smartphones e relógios inteligentes, estamos cada vez mais capazes de monitorar a nossa própria saúde.

Entretanto, mesmo que essas tecnologias estejam sendo desenvolvidas por grupos de engenheiros e cientistas da computação, geralmente fora do País, aqui no Brasil, em lugares como o Hospital das Clínicas, profissionais da saúde estão apontando caminhos tecnológicos para melhorar e facilitar o monitoramento de pacientes.

Nesse contexto, nasceu o Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Inova HC. O local é um centro de estudos que incentiva a inovação dentro e fora do hospital.

Para Gabriela Ribeiro dos Santos, coordenadora de Pesquisa e Inovação do centro, é importante que profissionais da saúde estejam atentos aos avanços tecnológicos porque são eles que “estão em contato diário com problemas e dores de impacto para a sociedade”. De acordo com ela, para o desenvolvimento de uma pesquisa que leve ao desenvolvimento de um produto que tenha impacto é muito importante estar na linha de frente das necessidades dos usuários, no caso, pacientes.

Sobre tecnologias de monitoramento inteligente, a especialista defende que os avanços são uma tendência sem volta e de grande importância. No que se refere aos equipamentos, desenvolvidos dentro do Inova HC, ela destaca um equipamento de monitoramento de tremores associados à doença de Parkinson, que auxilia profissionais de saúde no ajuste de medicação, e um sistema de captura de movimentos que ajuda no treinamento de atletas de alta performance.

Ouça a matéria completa acima.

Você pode ler mais sobre o assunto no Jornal da USP:

Inovações tecnológicas revolucionam a saúde

Centro tecnológico do HC busca fomentar cultura da inovação

Instituto de Radiologia é pioneiro no desenvolvimento de radiofármacos

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Tecnologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.