Saúde Sem Complicações #85: Bacteremia oculta causa febre em recém-nascidos e pode levar à falência múltipla dos órgãos

Síndrome predomina entre os recém-nascidos pelo sistema imunológico ainda incompleto não conseguir manter o equilíbrio entre bactérias boas e ruins

 14/12/2021 - Publicado há 2 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #85: Bacteremia oculta causa febre em recém-nascidos e pode levar à falência múltipla dos órgãos
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Maria Célia Cervi, professora do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP). Coordenadora do Serviço de Infectologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da FMRP, a professora fala sobre a bacteremia oculta, um quadro que se refere à presença de bactérias patogênicas no organismo de recém-nascidos.

O que é bacteremia oculta?

Segundo Maria Célia, a bacteremia oculta “não se define exatamente como uma doença, mas com alguns sinais e sintomas que a criança, em geral recém-nascidos, apresentam”. Se configura com a presença de bactérias no organismo da criança, que apresenta febre sem que o foco da infecção seja identificado. 

A bacteremia oculta é predominante em recém-nascidos pelo sistema imunológico ainda estar incompleto e facilitar a presença de bactérias ruins. É necessário “um sistema de imunidade para manter o equilíbrio entre as bactérias que protegem e as patogênicas”, adianta a professora.

Riscos da bacteremia oculta

Em casos de demora no início do tratamento, o risco está na possibilidade de uma infecção generalizada. “Se houver um processo inflamatório muito exagerado, naquele momento em que a bactéria ainda está replicando no sangue, ela pode dar o chamado “choque”, informa Maria Célia. A inflamação provoca dilatação dos vasos sanguíneos, “causando queda na circulação e diminuindo o fluxo cerebral para os órgãos, podendo causar, em casos extremos, a falência múltipla dos órgãos da criança”, conta a professora.

Diagnóstico e tratamento da bacteremia oculta

O diagnóstico da bacteremia oculta começa através da febre e é confirmado exclusivamente através do exame de sangue, o que para a professora é uma dificuldade, já que “se a criança estiver em uma localização ruim, uma cidade longínqua, uma área rural, ela terá que ser transportada para realizar o tratamento.” Existe a possibilidade de iniciar o tratamento prévio, através de métodos empíricos e antibióticos, mas, de acordo com a professora, “o ideal é o tratamento na primeira hora, quando se trata de uma bacteremia”. O apoio de equipamentos e recursos também é essencial.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.