Pílula Farmacêutica #92: Ácido glicólico deve estar em concentrações ideais para evitar lesões na pele

Dermocosméticos com ácido glicólico são eficientes no rejuvenescimento e beleza da pele, mas uso deve ser orientado por dermatologistas, orienta acadêmica

 16/11/2021 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Pílula Farmacêutica #92: Ácido glicólico deve estar em concentrações ideais para evitar lesões na pele
/

Com o aumento do mercado e as facilidades para a compra dos dermocosméticos (aqueles que tratam a pele), hoje em dia é grande o número de pessoas que usam esses produtos. Por isso, a acadêmica Kimberly Fuzel, orientada pela professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, apresenta, nesta edição do Pílula Farmacêutica, informações sobre o ácido glicólico, uma das substâncias em evidência pelos efeitos comprovados de rejuvenescimento e beleza da pele.

Ácido glicólico: o que é e para que serve?

Segundo a acadêmica, trata-se de um alfa-hidroxiácido, um ácido orgânico natural, sem cor e cheiro, que é encontrado em diversos vegetais mas que, no caso do ácido glicólico, é “obtido a partir da cana-de-açúcar ou de outros vegetais doces”.

Como a maioria dos alfa-hidroxiácidos, conta Kimberly, o ácido glicólico consegue “promover a renovação celular” através da esfoliação e da descamação da pele, “eliminando o pigmento acumulado, como as manchas de sol, de melasma ou de acne”, clareando e ainda estimulando a produção de colágeno que ajuda na firmeza e elasticidade da pele.

Assim, usado na composição de cremes, loções ou sérum, indicados para uso diário, é capaz ainda de prevenir sinais do envelhecimento, como as linhas de expressão e rugas; ou pode também ser usado em concentração mais forte para peelings que só devem ser realizados por dermatologistas e esteticistas. 

Como usar o ácido glicólico

Kimberly diz que esse ácido pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, desde que suas concentrações na fórmula sejam adequadas a cada área. Nas mais sensíveis, como rosto, pescoço e colo, não devem passar de 2% a 3%. A recomendação da acadêmica é a de consultar um dermatologista antes de iniciar o uso do ácido glicólico. 

O médico deve avaliar a pele e indicar o melhor produto, com as concentrações ideais do ácido para cada tipo de pele, já que pode causar irritação, vermelhidão e ardência em algumas pessoas, sem contar a sensibilidade à luz e, até mesmo, “lesões que podem deixar cicatrizes”, alerta.

Com a devida orientação do profissional de saúde, o ácido glicólico pode ser usado nas “rotinas de cuidados diários com a pele da manhã ou da noite”, afirma a acadêmica. Se usado de manhã, a pele deve estar higienizada com água e o produto de limpeza adequado ao tipo de pele, e protegida por um sérum ou creme, sempre evitando a área dos olhos e usando protetor solar após a aplicação do ácido. À noite, é indicado após a higienização da pele.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.