Olhar Brasileiro #99: O Poeta da Vila Noel Rosa é o homenageado deste mês

Quatro programas em maio apresentam composições, parcerias e a trajetória desse grande nome da música brasileira

 11/05/2023 - Publicado há 12 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #99: O Poeta da Vila Noel Rosa é o homenageado deste mês
/

“No dia 11 de dezembro de 1910, na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente num humilde chalé do bairro de Vila Isabel, nascia Noel de Medeiros Rosa, que teve uma vida curta, vindo a falecer na mesma cidade em que nasceu, no dia quatro de maio de 1937, com apenas 26 anos”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, que neste primeiro programa apresenta as composições que fizeram parte da trilha sonora do filme Noel – Poeta da Vila”.

Segundo Jubran, Noel Rosa viria a se tornar um dos mais importantes entre nossos compositores, e isso se deve a dois fatores: “O primeiro deles evidencia que foi Noel Rosa quem modificou a lírica da canção brasileira, deixando de lado o rebuscamento das canções compostas na denominada ‘época de ouro’ da música brasileira, para criar letras inspiradas no linguajar do povo. O segundo fator, que mostra a importância de Noel Rosa, foi o fato dele subir os morros cariocas, procurando os compositores locais, não para comprar sambas, como era costume à época; mas para oferecer parcerias a esses compositores”.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 7 de maio de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.