Olhar Brasileiro #21: Dicção primorosa e suingue fazem de Miltinho intérprete ímpar

Interpretações do cantor carioca são exibidas e analisadas pelo pesquisador Omar Jubran na Rádio USP

Jornal da USP
Jornal da USP
Olhar Brasileiro #21: Dicção primorosa e suingue fazem de Miltinho intérprete ímpar
/

“A bossa e o balanço de Miltinho são incomparáveis. Ao interpretar, ninguém divide samba como ele, driblando os compassos. A sua tão cultuada divisão rítmica consiste em cantar dois tempos atrasados, de tal modo que a harmonia fica na frente. Além disso, sua primorosa dicção e seu suingue, aliados à sua forma anasalada de cantar, fazem dele um intérprete ímpar.”

Esse foi um dos comentários do pesquisador Omar Jubran sobre a arte do cantor carioca Milton Santos de Almeida, o Miltinho (1928-2014), feitos durante o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 10 de outubro de 2021.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.