Momento Cidade #42: A quem pertence o futuro do Minhocão?

Nesta edição, a entrevistada é a pesquisadora Ana Carolina Padua Machado, autora da dissertação “Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão”, defendida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Por
Jornal da USP
Momento Cidade #42: A quem pertence o futuro do Minhocão?
/

Para discutir o passado, o presente e o futuro do Elevado Presidente João Goulart, o famoso Minhocão, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Ana Carolina Padua Machado, autora da dissertação Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão, orientada pelo professor Thiago Allis e defendida na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

O Minhocão é uma via pública, construída em 1971 na cidade de São Paulo e que atualmente desempenha uma atividade dupla: além de viaduto, o espaço também funciona como um parque elevado. Sua trajetória de 50 anos foi marcada por uma série de discussões e articulações sobre seus usos, transformação e possível desativação. Para a pesquisadora, o futuro do elevado depende essencialmente da participação dos que fazem uso do local: “Seja através da transformação do espaço enquanto um parque definitivo, seja mantendo como está, ou desmontando a estrutura, a população precisa tanto ser ouvida quanto participar dessas decisões”.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Giovanna Stael
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Guilherme Calaça e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.