Minuto Saúde Mental #81: Como anda a saúde mental dos brasileiros?

Segundo levantamento iCASM, índice geral de saúde mental no Brasil é de 635 pontos de mil possíveis, com preocupação de maior destaque para a condição financeira

 26/10/2023 - Publicado há 6 meses
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #81: Como anda a saúde mental dos brasileiros?
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa conta como anda a saúde mental do brasileiro a partir dos dados recém-divulgados do último Índice Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM). A ideia do iCASM, segundo o professor, é avaliar diferentes aspectos da saúde mental, como as maiores preocupações e a qualidade das relações pessoais dos participantes, e fornecer um índice único que possa ser comparado ao longo do tempo para ajudar a avaliar se a saúde mental vem melhorando ou piorando.

Sousa conta que, em 20 anos de trabalho, percebeu que os pacientes com alguma dificuldade tendem a pensar que os outros não sentem nada parecido. “Essas pessoas costumam ficar aliviadas quando descobrem, por exemplo, que os sentimentos que elas descrevem são conhecidos e já foram descritos por várias outras pessoas que sentem a mesma coisa e enfrentam dificuldades parecidas. É como se isso diminuísse a sensação de ser anormal ou de se estar sozinho”, declara. 

Em relação ao estudo, Sousa informa que o índice geral de saúde mental da população avaliada ficou em 635 pontos de mil possíveis, mas esse número varia entre diferentes grupos. “Por exemplo, o índice nos homens foi de 672, enquanto nas mulheres ele ficou em 600.” Além disso, afirma que o projeto mostrou que a preocupação que mais afeta a saúde mental dos entrevistados foi a condição financeira. 

“Com relação aos cuidados com a saúde mental, o panorama descobriu que quase 20% dos entrevistados tinham consultado um psicólogo ou psiquiatra ao longo do último ano, e que 16,5% estavam em tratamento com alguma medicação”, descreve o professor. Para ele, levantamentos como esse são importantes, por exemplo, para ajudar os governos a criar políticas de saúde mental, além de servirem para diminuir a ignorância e o preconceito sobre os problemas nessa área. 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.