Minuto Saúde Mental #75: Vício em videogames é um transtorno de saúde mental

Transtorno por uso de jogos eletrônicos ocorre quando atividade ocupa o primeiro lugar entre os interesses pessoais acarretando prejuízos ao indivíduo

 20/07/2023 - Publicado há 10 meses
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #75: Vício em videogames é um transtorno de saúde mental
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre o vício em videogames ser considerado um transtorno de saúde mental. Segundo ele, de tempos em tempos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publica a atualização de sua Classificação Internacional de Doenças (CID). “Em janeiro de 2022, entrou em vigor a 11ª revisão desta lista, chamada CID-11, que passou a incluir o termo em inglês gaming disorder, que continua sem tradução oficial, mas que traduziremos livremente como transtorno por uso de jogos eletrônicos”, adianta. 

A publicação afirma que o transtorno deve ser diagnosticado quando é observado “um padrão de comportamentos relacionados aos jogos (digitais ou em vídeo) caracterizado por dificuldade de controle sobre o ato de jogar, prioridade crescente da atividade de jogar sobre outras, de modo que o ato de jogar se torna mais importante que outros interesses ou atividades cotidianas, além da continuação e aumento do engajamento no ato de jogar, apesar da ocorrência de consequências negativas”.

Para simplificar, o professor diz que o transtorno por uso de jogos eletrônicos ocorre quando os videogames ocupam o primeiro lugar entre os interesses da pessoa e passam a prejudicar sua vida. “É importante destacar que o padrão de prejuízos nos campos pessoal, familiar, social, acadêmico e profissional deve ser observado por um período de 12 meses para que o diagnóstico seja feito”, pontua Sousa.

Por fim, o especialista informa que, para grande preocupação de muitos pais, ainda não existe consenso sobre o tratamento deste transtorno, mas diferentes abordagens têm sido testadas. “O fato de termos agora um diagnóstico claramente definido ajudará os pesquisadores e profissionais a reconhecerem e lidarem com o problema de uma maneira cada vez mais padronizada”, finaliza. 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.