Fake News Não Pod #81: Não há um consenso sobre os riscos do uso de adoçantes

As evidências entre o uso de adoçantes e o desenvolvimento de doenças podem ser confundidas pelas características iniciais dos participantes do estudo e pelos padrões complicados de utilização dos adoçantes

 25/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 27/02/2024 as 11:51
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #81: Não há um consenso sobre os riscos do uso de adoçantes
/

O adoçante tem sido apontado como um vilão da saúde, mas será tudo isso mesmo? No podcast Fake News não Pod desta semana a acadêmica Laura Colete Cunha afirma que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha o uso de adoçantes sem açúcar para perda de peso.

Segundo a OMS, diz,  o uso prolongado de alguns tipos de adoçantes poderia aumentar o risco de diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos. Essa recomendação não se aplica, no entanto, aos adoçantes contidos em alguns medicamentos e produtos de cuidado e higiene pessoal, como pastas de dentes e cremes para a pele.

Laura diz que as evidências entre o uso de adoçantes e o desenvolvimento de doenças podem ser confundidas pelas características iniciais dos participantes do estudo e pelos padrões complicados de utilização dos adoçantes. “Portanto ainda não há um consenso entre os especialistas se os riscos do uso de adoçantes superariam seus benefícios.

A acadêmica também fala sobre a polêmica do uso do aspartame, classificado pela OMS como possivelmente cancerígeno, porém os dados avaliados não indicaram razão suficiente para alterar a sua ingestão diária aceitável, previamente estabelecida. “Não há motivos para a alardes, busque por informações em fontes confiáveis e desconfie de notícias sensacionalistas.”


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.