Fake News Não Pod #79: Mudanças intensas e persistentes de humor não é frescura

Qualquer alteração na saúde mental precisa de avaliação de profissional de saúde capacitado para diagnóstico

 13/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 27/02/2024 as 11:52
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #79: Mudanças intensas e persistentes de humor não é frescura
/

O Setembro Amarelo é o mês da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, por isso o tema do episódio desta semana do podcast Fake News não Pod será o Transtorno Bipolar, doença mental com uma das taxas mais altas de suicídio.

Segundo Laura Colete Cunha, o Transtorno Bipolar é mal compreendido e estigmatizado, pois muitos pensam que se tratam de pessoas que mudam de humor a toda hora ou que não possuem caráter ou valores, que são agressivas e descontroladas. “O Transtorno Bipolar é um transtorno de humor, ou seja, seus sintomas perduram ao longo do tempo, não são mudanças rápidas de humor. Variações de humor ao longo do dia, como muitos pensam e é até  esperadas e normais. O problema está quando essas variações são intensas e duram dias, semanas e até meses ou anos. É o que acontece com o Transtorno Bipolar.”

Laura lembra que em algumas fases do Transtorno Bipolar afeta o sono, aumenta a distração e a agitação psicomotora e todo o processo afeta a vida pessoal e profissional da pessoa. Por isso, diz Laura, “se você está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade você pode encontrar mais informações no site setembroamarelo.com, inclusive pode encontrar recomendações de profissionais da saúde capacitados busque ajuda saúde mental não é frescura”.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.