Ciência USP #01: Como o cérebro processa o trauma

Cientistas descreveram um circuito cerebral relacionado com o estresse pós-traumático

04/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 12/12/2018 as 11:33
Ciência USP - USP
Ciência USP #01: Como o cérebro processa o trauma
/

Na estreia do podcast Ciência USP, o assunto principal é a descrição de um circuito cerebral responsável por processar o medo que aprendemos a ter. Também chamado de memória aversiva, esse tipo de medo serve para garantir nossa sobrevivência, mas pode se manifestar de forma patológica, na forma de estresse pós-traumático. E ainda neste episódio, falamos de uma ampla revisão dos estudos que tratam dos benefícios e malefícios do consumo de bebidas alcoólicas.

A memória aversiva – que equivale ao medo que aprendemos a ter a partir de experiências traumáticas – é estudada por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP como modelo para entender o estresse pós-traumático. Em um estudo publicado na revista especializada Cerebral Cortex, eles identificaram as áreas do cérebro que participam desse processamento.

E uma revisão feitas na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que não existem níveis seguros para o consumo de álcool. Os pesquisadores analisaram 600 estudos e 700 bancos de dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas para chegar a essa conclusão. O resultado da análise foi publicado no prestigioso The Lancet.

Ciência USP é um podcast dedicado às descobertas, debates e novidades do mundo da ciência. É publicado quinzenalmente, às terças-feiras, pela equipe da editoria de ciências do Jornal da USP.

Redação: Luiza Caires e Silvana Salles
Apresentação: Silvana Salles