Brasil Latino: Paulo Feldmann e a reforma tributária

Projeto em tramitação no Congresso está longe de combater a desigualdade estrutural do Brasil

14/11/2023 - Publicado há 6 meses
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Paulo Feldmann e a reforma tributária
/

Não é de hoje que Paulo Feldmann tem se destacado nas críticas ao neoliberalismo que dominou o cenário econômico nas décadas de 1980 e 1990. Professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pesquisador da Universidade Fudan, na China, ele caracteriza a proposta de reforma tributária atualmente em tramitação no Congresso Nacional como insuficiente a ponto de não mexer no principal: a taxação das grandes fortunas pessoais.

Segundo ele, a desigualdade tem sua expressão na arrecadação de impostos quando quem paga mais é justamente quem ganha menos. Um professor como ele desembolsa 15% de imposto enquanto um bilionário paga em média entre 4 e 6%.

A desindustrialização acelerada por causa da liberação das importações ocorrida no governo Collor e acentuada nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso mostra seus resultados agora em meio ao maior apagão que São Paulo já teve em sua história. Feldmann tem experiência no assunto. Ele foi presidente da Eletropaulo entre 1995 e 1997 e conta como foi o processo de privatização da empresa.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.