Chamada de trabalhos para o “3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário”

O Centro de Preservação Cultural da USP anuncia evento que busca reunir pesquisadores de diferentes dimensões do patrimônio cultural universitário

Publicado: 26/04/2024     Atualizado: 02/05/2024 as 11:38

O Centro de Preservação Cultural da USP anuncia o 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário, evento com o propósito de reunir pesquisadores de variadas dimensões do patrimônio cultural universitário, entendido em suas especificidades e em sua relação intrínseca com os vários grupos sociais que constituem a experiência universitária.

Embora se trate de uma iniciativa atribuída à experiência universitária, vale destacar que o propósito não é tornar o patrimônio cultural universitário uma categoria à parte do patrimônio ou um ramo disciplinar isolado; se trata de um recorte de pesquisa que reúne uma problemática própria: como se dão, por exemplo, os processos de atribuição de valor e de significado pelos distintos sujeitos das comunidades universitárias? Como conciliar as práticas de preservação e de salvaguarda com o dinamismo e a efervescência da vida universitária? Como pensar a salvaguarda e preservação de traços da presença altamente rotativa de distintas gerações de estudantes? Como lidar com as práticas de longa duração entre tais gerações? Que etnografias, cartografias sociais e outras formas de registro e interpretação da vida universitária são possíveis nos lugares e edificações dedicadas ao ensino, pesquisa e extensão mas também nos espaços de moradia e vivência estudantil dentro e fora dos campi? Como promover inventários participativos e outras formas de educação patrimonial no contexto dos campi universitários?

Regras para encaminhamento de trabalhos:

São bem-vindas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e de gestão universitária que abarquem problemas como estes, entre outros, e os insiram num quadro contemporâneo de discussões em torno do patrimônio cultural;
Cada trabalho poderá ter até 3 autores;
Os resumos devem apresentar até 300 palavras e devem apresentar o escopo do trabalho, seus objetivos, métodos, resultados e conclusões;
Os trabalhos selecionados serão apresentados presencialmente durante o evento;
A chamada fica aberta até o dia 31 de maio de 2024 – link do formulário na bio;
Não há taxa de inscrição e a participação no evento será gratuita;
A comunicação dos selecionados ocorrerá a partir de 17 de junho de 2024.

O 3º Seminário Patrimônio Cultural Universitário será realizado entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024 na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (Campus USP Butantã).

Clique aqui para acesso ao formulário e mais informações.