Newsletter Sonora #4: As trajetórias de Dóris Monteiro e Leny Andrade e a habitação em São Paulo

  Dóris Monteiro e Leny Andrade estão nas origens da bossa nova As cantoras Dóris Monteiro e Leny Andrade, que morreram no dia 24, no

 27/07/2023 - Publicado há 9 meses
À esquerda, Dóris Monteiro e Leny Andrade, respectivamente. À direita, barraca para moradia na praça Professor Resende Puech, em São Paulo – Fotos: Dóris Monteiro/Instagram; Leny Andrade/Instagram; Julio Bazanini/USP Imagens

 

Dóris Monteiro e Leny Andrade estão nas origens da bossa nova

As cantoras Dóris Monteiro e Leny Andrade, que morreram no dia 24, no Rio de Janeiro, estão associadas aos primeiros momentos da bossa nova, o movimento que renovou a música popular brasileira. Dóris e Leny tinham 88 e 80 anos, respectivamente. Boletins especiais da Rádio USP mostraram a trajetória das duas artistas.
Outro destaque da rádio é o programa Vira e Mexe, que nesta semana fez homenagem especial ao cantor pernambucano José Domingos de Morais, o Dominguinhos, que morreu há exatos dez anos, no dia 23 de julho de 2013.

Gorduras saturadas e açúcares são responsáveis pelo “vício” em ultraprocessados

Em entrevista à Rádio USP, a pesquisadora Giovanna Calixto, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, explica as razões por que os alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados e macarrão instantâneo, são tão atrativos. Essa atração se deve à ingestão de aditivos alimentares que são adicionados aos alimentos com o intuito de melhorar sua qualidade e atratividade, além de garantir que possam ficr mais tempo na prateleira dos supermercados. Os aditivos mais comuns são os conservantes, acidulantes, corantes e espessantes.

São Paulo tem quase 20 vezes mais imóveis vazios do que indivíduos em situação de rua, segundo IBGE

A cidade de São Paulo conta com mais de 30 mil pessoas vivendo nas ruas do município. Em contrapartida, o município conta com cerca de 590 mil imóveis particulares vazios, valor quase 20 vezes maior do que o número de indivíduos em situação de rua. Sobre isso, a Rádio USP conversou com duas professoras da USP: Raquel Rolnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e Renata Bichir, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Dispositivo criado na USP pode ajudar navios de grande porte no transporte de líquidos

Problemas ocorridos durante o transporte de líquidos por navios – causados pelo fenômeno conhecido como sloshing, que se refere ao movimento do líquido – podem trazer sérios prejuízos. Pensando nisso, o professor Cheng Liang-Yee, da Escola Politécnica da USP, desenvolveu um dispositivo anti-sloshing de fácil implementação e baixo custo. Ele explicou a sua invenção em entrevista à Rádio USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.