Rádio USP destaca os grandes sanfoneiros do Brasil

Programa “USP Especiais” apresenta o último episódio da série sobre música popular instrumental brasileira

 08/10/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Chamada de acordeon no interior paulista e de gaita no Rio Grande do Sul, a sanfona é um dos instrumentos musicais mais populares do Brasil, graças – em boa medida – à sua presença marcante na música nordestina. Ela é parte indispensável em todos os conjuntos de forró, ao lado da zabumba e do triângulo. Um dos seus grandes divulgadores foi Luiz Gonzaga, o “rei do baião”, que difundiu esse ritmo por todo o País acompanhado de sua inseparável sanfona.

A sanfona foi o destaque do quarto e último episódio da série sobre música popular instrumental brasileira, que o programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), levou ao ar no dia 2 de outubro passado. Apresentada por Patrick Moreira Lima, a série é uma produção do Grupo de Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

No programa, foram apresentados os grandes sanfoneiros do Brasil, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, José Calisto, Renato Borghetti e Sivuca, entre outros.
.

Sivuca, Luiz Gonzaga e Dominguinhos – Fotos: Wikimedia Commons CC

.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

O primeiro episódio da série exibida pelo USP Especiais (ouça aqui) destacou as bandas e orquestras populares. O segundo (ouça aqui) abordou pequenos grupos, como trios, duetos e quartetos. Já o terceiro episódio (ouça aqui) teve como tema as bandas sinfônicas do Brasil.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.