USP e Sesc promovem segunda edição do evento Museu do Ipiranga em Festa!

Evento celebra os 196 anos da Independência do Brasil com dezenas de atividades culturais gratuitas

Por
Fachada do Museu Paulista e parte do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo – Foto: Hélio Nobre

A USP e o Sesc promovem, nos dias 7 e 8 de setembro, a segunda edição do evento Museu do Ipiranga em Festa!, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ao celebrar os 196 anos da Independência do Brasil, o evento aprofunda seu teor histórico por meio de intensa programação cultural gratuita para todas as idades, com apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu.

Nesta edição, o trabalho de curadoria questiona os significados da Independência nos dias de hoje ao lançar um olhar crítico sobre três marcos históricos: 1822 (Independência do Brasil), 1922 (Centenário da Independência e efervescência intelectual em São Paulo com a Semana de Arte Moderna) e 2022 (Bicentenário da Independência e reabertura do Museu do Ipiranga).

O primeiro eixo aborda o século da Independência e da abolição da escravatura enquanto ideia e apagamento de uma nação; o segundo explora a produção cultural do século 20 e a ideia de uma renascença paulista; finalmente, o terceiro representa o futuro nos corpos e vozes da juventude.

“Fomentar e fortalecer as parcerias da Universidade com entidades de reconhecida importância social, como o Sesc, tem sido uma das principais metas norteadoras de nossa gestão. A segunda edição do programa Museu do Ipiranga em Festa!, além de oferecer à população uma programação cultural de qualidade, mobiliza a data e o espaço do museu com foco no restauro do edifício-monumento e nas celebrações de 2022”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

De acordo com o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, neste segundo ano de parceria, as equipes do Sesc e da USP se dedicaram a pensar uma programação ainda mais sensível a esta efeméride.

“Trata-se de festejar sem deixar de refletir sobre questões caras ao que desejamos para nossa sociedade, dentre elas, contemplar a diversidade e entender que a história se constrói a partir de leituras e, portanto, exige senso crítico, que atingimos por meio de um processo educativo constante. É neste ponto que as missões de ambas as instituições convergem e se potencializam”, acrescenta.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) faz parte da programação do evento. Ano passado, a apresentação reuniu mais de 60 mil pessoas – Foto: Lenise Pinheiro

A parceria entre a USP e o Sesc tem se fortalecido por meio da realização de ações conjuntas e, em sua maior parte gratuitas, como a ocupação do Museu Paulista com programações artísticas e culturais promovidas pelo Sesc e a utilização dos espaços expositivos do Sesc Ipiranga por parte do acervo do museu.

Destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Museu do Ipiranga em Festa! acontece em diversos pontos do complexo que compreende o Museu Paulista (mais conhecido como Museu Ipiranga), a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, jardim e o riacho do Ipiranga, estimulando que o público ocupe e se aproprie desse espaço de grande valor histórico e cultural de nossa cidade. A programação completa pode ser acessada no site do Sesc.

O evento conta com o apoio institucional do Instituto Bandeirantes e da Prefeitura de São Paulo e com o patrocínio de Santander, Petrobras, Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e Governo Federal.

Sobre o restauro do Museu do Ipiranga

O edifício-monumento do Museu do Ipiranga, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi projetado por Tommaso Gaudenzio Bezzi e é tombado pelos órgãos de patrimônio nas instâncias municipal, estadual e federal.

O museu foi fechado à visitação pública em 2013 e, desde então, o prédio vem passando por uma série de intervenções estruturais, preparando-o para as celebrações do Bicentenário da Independência em 2022. Paralelamente, começou-se a tratar da transferência de seus acervos para viabilizar a execução das obras, tendo sido concluídas e reabertas ao público a Biblioteca e a área de Documentação Histórica e Iconografia.

Na primeira edição do Museu do Ipiranga em Festa!, em 2017, a USP lançou o concurso arquitetônico para o projeto de restauro e modernização do edifício. O escritório H+F Arquitetos, vencedor do concurso, está desenvolvendo o projeto executivo, a ser finalizado no primeiro semestre de 2019, quando terão início as obras no local. Além do restauro desse patrimônio histórico, o edifício será integralmente adequado à visitação pública em termos de acessibilidade, segurança e aplicações tecnológicas.

O projeto prevê um novo acesso pelo subsolo do edifício-monumento / Imagem: Divulgação H+F Arquitetos

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.