Ex-alunos podem contribuir para a campanha “Juntos pelo Museu”

O Programa “Juntos pelo Museu” permite direcionar até 6% do imposto de renda para a reforma e preservação do Museu do Ipiranga

09/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 10/06/2022 as 17:19
Foto: Reprodução/Marcos Santos

No dia 6 de junho foi lançada a segunda fase do programa “Juntos pelo Museu”, que permite transformar parte do imposto de renda devido em doações para a conservação do Museu do Ipiranga. Agora, além de professores e funcionários, a iniciativa vai expandir a participação da comunidade USP, com a possibilidade de ex-alunos também fazerem a sua contribuição.

Outra novidade é a possibilidade de parcelamento das doações por meio de boleto bancário. A quantidade máxima de parcelas será determinada pelos meses restantes do ano, já que as doações devem ser feitas neste ano fiscal para uso na declaração de IRPF do ano que vem.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Esta campanha tem natureza semelhante àquelas feitas por instituições da cultura do Brasil e do exterior para a preservação de seus patrimônios. O Museu do Ipiranga é um patrimônio da Universidade de São Paulo e uma instituição fundamental para a história do Estado de São Paulo e do Brasil”, afirmou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Como doar

As doações são feitas por meio do site museudoipiranga.abraceumacausa.com.br. Na plataforma, é possível escolher diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário ou PIX.

A contribuição vai gerar um recibo de mecenato que poderá ser inserido na declaração de imposto de renda de 2023. Isso permitirá a restituição integral do valor doado, que pode ser descontado do imposto a pagar ou acrescido no valor de imposto a restituir.

Para estimar quanto uma pessoa pode deduzir do imposto, basta olhar o valor na linha “Imposto devido” no resumo da declaração que foi enviada agora em 2022, e calcular quanto é 6% desse valor. Se não houver muitas mudanças no estilo de vida, que influenciem na declaração de IRPF, esse valor pode ser uma boa base de cálculo. Uma outra maneira é usando o simulador que está na plataforma de doação.

Campanha “Juntos pelo Museu”

Lançado em setembro de 2021, o programa “Juntos pelo Museu” permite que docentes e funcionários da USP direcionem parte do seu Imposto de Renda para apoiar a iniciativa de restauro e ampliação do Museu do Ipiranga.

A conversão se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A norma define que até 6% do imposto de renda devido, tanto de pessoas físicas como jurídicas, pode ser direcionado ao fomento de atividades criativas no Brasil.

No ano passado, 98 doadores participaram da campanha e foram arrecadados cerca de R$ 73 mil, recursos que foram utilizados nas obras de reforma e ampliação do Novo Museu do Ipiranga.

“Colaborar com a preservação de patrimônios nacionais, como o Museu do Ipiranga, deveria ser incentivado a toda população. O sentimento de recompensa é muito grande. Gostaria que todos os brasileiros aprendessem a fazer tal gesto, pensando no número tão grande de monumentos e espaços importantes que têm de ser preservados.” Flavia Camargo Toni, vice-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros
“Acho a causa do Museu do Ipiranga justa. Vejo como uma ótima forma de empregar parte do pagamento do meu imposto. É superfácil doar. Há uma plataforma na qual se escolhe o valor e forma de pagamento. O recibo é enviado automaticamente, nem é necessário cobrar. Não tem segredo.” Jonisi Santos da Silva, analista da Coordenadoria de Administração Geral da USP
“Vejo a questão do pertencimento. É um museu da USP, que tem uma dimensão nacional e uma importância para o Brasil. Tenho a lembrança da minha infância, das várias visitas ao museu. É uma alegria poder fazer parte de sua história e ver a reabertura da instituição.” Otavio Pinto e Silva, docente da Faculdade de Direito

O Novo Museu do Ipiranga

Fechado desde 2013, o Novo Museu do Ipiranga passa pelo estágio final de uma ampla reforma que apresentará ao público o edifício-monumento completamente restaurado e uma nova área de 6.800 metros quadrados, que abrigará bilheteria, café, loja, auditório, espaços para atendimento educativo e uma grande sala de exposições temporárias.

As obras de restauro, ampliação e modernização do museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura e contam com os seguintes parceiros e patrocinadores: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Raízen, Ultra – Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Novelis, B3, GHT, Nortel e Dimensional, Goldman Sachs, Rede D’Or e Too Seguros.