SGA e Cetesb promoveram debate sobre a participação das mulheres na agenda ESG

O evento discutiu o impacto da participação das mulheres na implantação de boas práticas ambientais, sociais e de governança

 10/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/03/2022 as 12:21
Por
O debate foi realizado no Anfiteatro “Augusto Ruschi”, na sede da Cetesb, no dia 9 de março Foto: José Jorge/Cetesb

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) promoveram, no dia 9 de março, o debate “A mulher na implementação da agenda ESG”, que se refere à agenda das boas práticas ambientais, sociais e de governança.

A superintendente de Gestão Ambiental da USP e diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, lembrou a importância do encontro e da necessidade de se dispor de tempo para refletir sobre o papel e os desafios das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. Patrícia também mencionou o programa He for She, da ONU, e ressaltou que os homens também têm a responsabilidade de trabalhar para que a igualdade de gênero possa se tornar uma realidade.

A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, comentou sobre a importância dos cruzamentos dos temas da igualdade de gênero, dos desafios profissionais e do meio ambiente. Ela também enalteceu eventos como o debate, que são “cada vez mais necessários e que promovem uma solidariedade interna entre as mulheres, além de se tornarem um momento de reafirmação de questões essenciais na agenda de gênero”.

Sobre a realidade da temática de gêneros na USP, Maria Arminda afirmou que, até há pouco tempo, havia um desconhecimento geral do assunto, porém, no momento, há um processo de transformação, e elencou iniciativas e vitórias, como o próprio fato de ela estar ocupando a vice-reitoria, avanços como os alcançados pela SGA e as bolsas de seis meses para as mães e de um mês para os pais – “Paternidade Responsável”.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou da abertura e chamou a atenção para a sensibilidade, inteligência e capacidade das mulheres, que cada vez mais ocupam os altos cargos nas empresas e instituições diversas, e com um olhar diferenciado para a questão social, assim como para as de gênero e ambientais.

O evento reuniu e homenageou algumas mulheres de destaque em diversos campos: a chefe de Gabinete da Cetesb, Caroline Marques Leal Jorge Santos; a assistente técnica da SGA, Tamara Maria Gomes; a responsável pelo Projeto Elas Digitalizam do Instituto Rede Mulher Empreendedora, Cecília Victor da Silva; a gerente do Departamento Jurídico da Cetesb, Fernanda Abreu Tanure; e a gerente da Divisão de Qualidade do Ar da Companhia, Maria Lúcia Guardani.

A seguir, assista à íntegra do debate “A mulher na implementação da agenda ESG”:

(Com informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.