USP realiza evento para discutir a sustentabilidade no campus

Nesta quinta-feira, dia 17 de junho, acontece na USP o evento Campus Sustentável: Desafios e Oportunidades, promovido pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da USP, no Auditório Professor Romeu Landi na Escola Politécnica.

17/06/2010 - Publicado há 14 anos

No evento serão discutidas as questões ambientais atuais, a crise de disponibilidade de recursos naturais, sua qualidade e quantidade, além de debater o papel do campus da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (CUASO) da USP, localizada no bairro do Butantã, no desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras e sustentáveis.

A primeira parte do debate terá a participação de responsáveis por programas de sustentabilidade ambiental na Cidade Universitária, como o USP Recicla, coordenado pelo professor Oswaldo Massambani, que é diretor da Agência USP de Inovação; o Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia Elétrica (PURE), coordenado pelo professor Marco Antonio Saidel, do departamento de Energia Elétrica da Escola Politécnica (EP); o Programa de Uso Racional da Água (PURA), coordenado pelo professor Orestes Marraccini Gonçalves, do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (EP).

E na segunda parte, serão discutidas novas práticas de sustentabilidade através do Design, com a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Maria Cecília Loschiavo dos Santos, e do PROCAM; novas propostas de ações de sustentabilidade do campus, pelo professor da EP, Antônio Marcos de Aguirra Massola, e coordenador do Campus da Capital (Cocesp), no qual existe desde o final de 2009 o Programa Campus Sustentável. Além das ações da Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (CEPA) da USP, mostradas pelo seu coordenador, Reynaldo Luiz Victória, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).

“Campus sustentável é aquele cuja gestão é planejada e consensuada e seus diferentes grupos sociais exercem ações ambientalmente compensáveis promovendo assim a ocupação e uso do espaço de forma equilibrada.” – conceito do Programa Campus Sustentável

O evento começa às 8h50 e tem previsão de encerramento após às 12h45 com um balanço geral sobre as atividades. O Auditório Professor Romeu Landi está localizado no Prédio da Administração da Escola Politécnica, na Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 – travessa 03, na Cidade Universitária.